diversidade

Parada do Orgulho Gay chega à 19ª edição em Copacabana

Tradicional evento pelos direitos LGBT acontece na orla de Copacabana neste domingo (16)

Por: Thaís Meinicke

Parada Gay
Parada do Orgulho Gay acontece neste domingo (16), em Copacabana (Foto: Divulgação)

Com o lema Somos milhões de vozes, a Parada do Orgulho LGBT do Rio de Janeiro chega a sua 19ª edição neste domingo (16), na orla da Praia de Copacabana. Mais uma vez, gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e simpatizantes tomarão as ruas em uma festa pelo amor livre e pelo respeito à diversidade. O público será embalado por música eletrônica, pop e MPB mixadas por DJs a bordo de treze trios elétricos, a partir das 13h.

Pelo sétimo ano consecutivo, a divina diva Jane Di Castro abrirá a Parada cantando o Hino Nacional. Entre as celebridades que já confirmaram presença está a atriz Letícia Spiller, que  interpreta uma drag queen no filme O Casamento de Gorete, que estreia no próximo dia 27. Ela estará acompanhada do elenco do longa, que conta a história de um travesti que promove um concurso em seu programa de rádio para escolher um marido. Letícia e seus colegas desfilarão pela orla no trio que homenageia o casamento homoafetivo. O carro terá uma decoração sobre o tema, com direito a vestido de noiva, buquê e latinhas na traseira.

Entre as principais causas defendidas na parada deste ano está a desconstrução da ideia de  “família tradicional”. A proposta do Grupo Arco-Íris é mostrar para a população que o núcleo familiar pode ser formado tanto por heterossexuais, quanto por gays, com filhos legítimos ou adotados. Também serão lembrados os 748 LGBTs que sofreram algum tipo de violência homofóbica no Rio de Janeiro no último ano, de acordo com o Programa Estadual Rio Sem Homofobia.

+ Filho de pastores gays é registrado com nome dos pais

Para garantir a segurança do público, a Polícia Militar trabalhará em conjunto com 300 seguranças particulares contratados pela organização. Haverá ainda três postos médicos e dez ambulâncias ao longo do percurso.

Ação social

O evento organizado pelo Grupo Arco-Íris vai muito além da bela festa em Copacabana. Durante todo o mês de novembro, acontecem atividades paralelas que levam cultura, debates e cidadania não só para a população LGBT, mas para todos os cidadãos.

No domingo (16), as atividades na orla também começam bem antes do desfile, com a programação da Ação, Orgulho e Cidadania. Até as 14h, tendas oferecerão serviços variados à população, como vacinação contra a hepatite B, testagem rápida para HIV e hepatites B e C, distribuição de preservativos e atendimento jurídico. Também estarão à disposição espaços de shiatsu e visagismo.

+ Estudo mapeia o estilo de consumo dos gays cariocas

Fonte: VEJA RIO