COTIDIANO

Nove shoppings do Rio são autuados por irregularidades

Operação do Procon verificou equipamentos de dez shoppings da cidade e apenas o Rio Sul não apresentou nenhuma irregularidade

Por: Thaís Meinicke - Atualizado em

shp-tijuca.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Uma operação do Procon-RJ, realizada na última quarta (4), fiscalizou shoppings do Rio, nos bairros da Barra da Tijuca, Penha, Vila Isabel, Tijuca e Botafogo. Batizada de 100% Off, a ação teve o objetivo de verificar se os estabelecimentos estão devidamente equipados para cuidar dos clientes e se seguem as normas de segurança exigidas por lei. Dos dez estabelecimentos vistoriados, apenas do Rio Sul, em Botafogo, não apresentou nenhuma irregularidade.

Um problema foi comum em todos os shoppings autuados: a ausência nos banheiros de equipamentos inteligentes que acionem a água em mictórios, descargas e torneiras, sem a necessidade de contato manual. Esse item é obrigatório nos shoppings da cidade desde a aprovação da Lei Municipal 5524/2012, a fim de favorecer a higiene e evitar a transmissão de doenças. Os estabelecimentos autuados receberam multas que variam entre 200 e 3 milhões de Unidades Fiscais de Referência (UFIRs). A operação não tem data para acabar e ainda acontecerá em outros bairros da cidade.

Confira as irregularidades encontradas em cada shopping:

Shopping Tijuca: Não possui bicicletário no estacionamento, não tem equipamento inteligente de acionamento de água nos banheiros para evitar contato manual e não tem bebedouros de livre acesso;

Leopoldina Shopping (Penha): Não tem bebedouros, bicicletário e equipamento inteligente nos banheiros;

Shopping Barra Point: Não possui equipamentos inteligentes nos mictórios, descargas e torneiras;

Penha Shopping: Não tem equipamento inteligente nos banheiros e bicicletário;

Shopping 45 (Tijuca): Não possui bebedouros, bicicletário e equipamento inteligente nos banheiros;

Barra Square Shopping Center: Não tem equipamento inteligente nos mictórios, descargas e torneiras;

Barra Square Expansão: Não possui equipamento inteligente nos mictórios, descargas e torneiras;

Barra Garden: Não tem bebedouros e equipamento inteligente nos banheiros;

Boulevard Rio Shopping (Vila Isabel): Não possui equipamento inteligente de acionamento de água nos banheiros para evitar contato manual.

Fonte: VEJA RIO