EDIÇÃO DA SEMANA

Histórias Cariocas

Fatos, novidades e curiosidades sobre o Rio

Por: Lula Branco Martins - Atualizado em

Nossas viagens favoritas

Pelo menos no que diz respeito à venda de pacotes pela internet, Paraty, na Costa Verde, ultrapassou Búzios, na Região dos Lagos, como destino predileto dos cariocas. Segundo levantamento feito entre julho e setembro pelo site Hotel Urbano, o balneário, que vinha sendo campeão nas últimas pesquisas, teve agora 15% da preferência dos internautas, contra 19% da cidade histórica ? que tem como principais atrações a Festa Literária, ruas de pedra, igrejas seculares e praias isoladas, como Trindade. A agência virtual, aberta na Barra em 2010, vende uma média de 400 viagens por mês para o estado e também trabalha com Brasil e exterior. No país, Campos do Jordão se destaca nesse ranking. No mundo, Buenos Aires, que é logo ali. Confira abaixo.

historias-cariocas-03.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Depois da polêmica, o rock

historias-cariocas-04.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Foi definido o espetáculo que inaugura, na primeira quinzena de janeiro, a Cidade das Artes, na Barra. Será Rock in Rio, o Musical, com direção de João Falcão, produzido por Luiz Calainho e Aniela Jordan, da Aventura Entretenimento. No palco, 23 atores contarão uma história de amor e esperança embalados por hits de bandas que se destacaram no festival. Será uma estreia bem diferente do que a princípio se previa para o prédio ? ser um lugar voltado preferencialmente à erudição dos concertos clássicos. Projeto da terceira administração do ex-prefeito Cesar Maia, a obra (que na época era conhecida como Cidade da Música Roberto Marinho) se arrastou por dez anos, estourando orçamentos e provocando muita polêmica.

Heptatlo de aventura

Uma competição curiosa mexerá com a rotina do carioca no sábado que vem (3). O inédito desafio se chama Rocky Man, uma mistura de modalidades esportivas, sete no total, que aproveita o potencial de cada bairro. O surfe dá a largada de manhã nas águas do Arpoador, depois tem bike até as trilhas do Alto da Boa Vista e daí por diante, numa disputa que percorrerá boa parte da cidade. A prova se encerra com uma corrida na areia de Ipanema. Serão quinze equipes nacionais e cinco de fora, entre elas o time da Nova Zelândia, país-potência se o assunto é esporte radical. Acompanhe o percurso no quadro abaixo.

historias-cariocas-01.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Memória da cidade

historias-cariocas-02.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Ele não nasceu no Rio, mas escolheu a cidade para viver e aqui construiu sua carreira. Morreu em 1987. Quem seria esse estudante de beca, e em que estava se formando?

A) O político Carlos Lacerda, em sociologia

B) O poeta Carlos Drummond de Andrade, em farmácia

C) O ator Mário Lago, em direito

D) O compositor Ary Barroso, em medicina

Vai a última dica: mereceu estátua em Copacabana e quase todo verão tem os óculos roubados. Acertou quem marcou a segunda opção. Na próxima quarta (31), o escritor mineiro será tema de mesas-redondas no Instituto Moreira Salles, na Gávea, com a presença de colegas como Ferreira Gullar e Eucanaã Ferraz. Esta foto integra o Caderno de Literatura com textos sobre o poeta ? e, como se vê, farmacologista ? a ser lançado nos debates.

Movimentos japoneses

historias-cariocas-05.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

Dez dos principais executivos da montadora japonesa Nissan se instalarão no Centro a partir de janeiro, após a empresa ter decidido transferir sua sede brasileira de São José dos Pinhais, no Paraná, para o Rio. Junto com outros 300 funcionários, eles ocuparão três andares do suntuoso Edifício Porto Brasilis, no início da Avenida Rio Branco, inaugurado em março passado com modernos recursos de automação predial, além de sistemas de segurança de alto padrão. Dali será comandada a linha de montagem da futura fábrica de Resende, que vai produzir 200?000 veículos por ano, carros como Frontier, March e Versa.

Fonte: VEJA RIO