DIVERSÃO

Segunda edição da FLUPP homenageia Waly Salomão

Festa Literária das Periferias começa nesta quarta (20), em Vigário Geral, com participação de 26 escritores brasileiros e estrangeiros

- Atualizado em

waly-salomao.jpg
(Foto: Redação Veja rio)

A partir desta quarta (20), o bairro de Vigário Geral será palco de variadas atrações literárias. A segunda edição da FLUPP - a Festa Literária das Periferias ? acontece até o dia 24 de novembro, com a participação de autores brasileiros e estrangeiros em um debate sobre a cidade, o livro, a Literatura, a cultura negra e as periferias. Este ano, o evento faz uma homenagem a poeta baiano Waly Salomão que, além de programação temática, ganha ainda uma exposição interativa sobre sua vida e obra, com curadoria de Marcello Dantas e Carlos Nader, no centro cultural que leva seu nome, em Vigário Geral.

A abertura do evento, nesta quarta, começa com uma pelada dos escritores na quadra de Vigário Geral e segue com inauguração da exposição interativa sobre o escritor homenageado Waly Salomão. Em seguida, uma mesa literária terá a presença de Omar Salomão, filho de Waly, e Antonio Cícero, parceiro do escritor. O cantor Jorge Mautner participa da segunda mesa do dia, na qual vai falar sobre o Tropicalismo. A programação segue com apresentação da Escola de Bamba, a escola de samba da Secretaria Municipal de Educação, que este ano desfilou com o enredo Amor e Ódio em Shakespeare, show do grupo Makala Música e Dança, com uma homenagem a Zumbi dos Palmares, um sarau temático do grupo Uma Noite na Taverna, dedicado a Waly Salomão. A noite será encerrada com a apresentação do DJ Sany Pitbull e Favela Beats.

Com curadoria do jornalista e escritor Toni Marques FLUPP 2013 terá, ao todo, doze escritores brasileiros e catorze estrangeiros, participando de dezessete mesas de debates ao longo dos cinco dias de evento. Entre os destaques deste ano, estão Tamim Al Barghouti, poeta egípcio cujos poemas foram entoados por multidões na praça Tahir, no Cairo; o poeta mineiro Ricardo Aleixo; a dramaturga alemã Dear Loher; a escritora Ana Maria Gonçalves; o ativista cultural e organizador do coletivo Fora do Eixo, Pablo Capilé; entre outros.

A festa literária terá ainda um espaço especialmente dedicado ao público infanto-juvenil - a FLUPP Parque, que foi divida em dois setores. O Espaço Armarinho de Miudezes, dedicado a crianças até 11 anos, conta com leituras livres, dramatizadas e oficinas, além do encontro com autores. Já o Espaço Radiância Ovni, dedicado a crianças e jovens de 12 a 18 anos, traz saraus e atividades com autores, além de espetáculos teatrais e fexibição de filme. A curadoria é da editora Luciana Bastos Figueiredo.

Veja a programação completa da FLUPP em www.flupp.net.br

Fonte: VEJA RIO