BEBIDA

Dicas de harmonização com cerveja

Não é só o vinho que combina com as mais variadas receitas. Loiras, morenas, ruivas e negras também casam perfeitamente com a gastronomia

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

Divulgação / Barthodomeu
(Foto: Redação Veja rio)

Tal como o vinho, a cerveja também pode ser harmonizada com diferentes receitas. Tentativa e erro, de preferência com os amigos, é sempre a forma mais divertida de descobrir as melhores combinações, já que não há unanimidade quando o assunto é harmonização. Mas existem algumas sugestões básicas que funcionam como um bom ponto de partida.

Antes de anotar o que vem a seguir, lembre-se que o primeiro passo para uma boa degustação é identificar os ingredientes-chave do prato e as características da cerveja. Eles podem ser harmonizados de três formas, conforme explica a mestre-cervejeira Katia Jorge, professora da filial carioca da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-Rio): 1 - por corte, quando os elementos da bebida como carbonatação e amargor limpam o paladar para a nova garfada; 2 - por contraste, quando as características da gelada e do prato são opostas, como amargo versus doce; 3 - por semelhança no paladar.

AVES

Frango assado: Light Lager, Pilsner, European Amber Lager, Light Hybrid Beer, Porter, German Wheat & Rye Beer.

Pato: Bock, English Pale Ale, Scottish & Irish Ale, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout, Belgian & French Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale.

Peru: European Amber Lager, Dark Lager, Bock, English Pale Ale, Scottish & Irish Ale, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout, Belgian & French Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale.

CARNES

Carne bovina: Dark Lager, Bock, English Brown Ale, Porter, Belgian Strong Ale

Lombo de porco: Light Lager, Pilsner, European Amber Lager, Dark Lager, Bock, English Pale Ale, Scottish & Irish Ale, American Ale, English Brown Ale, Porter, Stout

Carneiro: Scottish & Irish Ale, English Brown Ale, Belgian & French Ale, Belgian Strong Ale

PEIXES E FRUTOS DO MAR

Bacalhau: English Pale Ale, Scottish e Irish Ale, American Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale Ostras Porter, Stout

Camarão frito: Light Lager, Pilsner, English Pale Ale, American Ale, Indian Pale Ale, German Wheat & Rye Beer, Belgian & French Ale

Atum: Dark Lager, English Pale Ale, American Ale, German Wheat & Rye Beer, Belgian Strong Ale

Salmão: Bock, English Pale Ale, American Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale

Sardinha: Dark Lager, Bock, English Pale Ale, American Ale, Indian Pale Ale, Belgian Strong Ale, Strong Ale, Smoke-Flavored & Wood-Aged Beer

BÔNUS

Petiscos de bar: para ?cortar" a gordura da fritura, experimente cervejas bem lupuladas e/ou carbonatadas e/ou alcoólicas. O estilo IPA, segundo Katia Jorge, cai muito bem.

Sanduíches e hambúrgueres: se preparados com pouco tempero, a dica é harmonizar com uma Schwarzbier ou uma Munich Dunkel. Se tiver uma pegada condimentada, picante ou mesmo com molho barbecue, uma Rauchbier harmoniza divinamente.

Saladas: as de folhas com molho leve de base cítrica podem ser servidas com uma Pilsen, por exemplo. Ou, por semelhança, com as Hefeweizen e Witbier. ?Uma Kölsch também funciona bem?, completa Katia.

Oleaginosas: cervejas com caráter de malte, como as dos estilos American Brown Ale, Altbier e Bock, harmonizam bem com castanhas e amêndoas.

Sobremesas: doces e frutas são bem acompanhados por Lambic e Gueuze. Receitas à base de chocolate e/ou café harmonizam perfeitamente com cervejas dos estilos Stout e suas variações, bem como com Porter e suas variações.

Fonte: VEJA RIO