ANIMAIS

Como medir a inteligência do seu cão

Seu cachorro é esperto? Faça a versão resumida do teste de QI canino Pooch IQ, recém-lançado nos Estados Unidos, e veja quantos pontos ele é capaz de marcar

- Atualizado em

Divulgação
(Foto: Redação Veja rio)

Este é um teste empírico que promete medir a inteligência do seu cão. Se ele somar de 35 a 40, você tem em casa um gênio, enquanto que a média fica entre 21 e 34. Se marcar menos de 20, aí complicou. Boa sorte!

1. Dê uma guloseima para o cachorro cheirar e esconda- a no interior de um copo plástico emborcado no chão. Junte mais dois recipientes idênticos, embaralhe os três e dê um minuto para o totó encontrar o petisco. Pontos: 10 se ele acertar de primeira onde está a comida, 8 se errar apenas uma vez e 5 se errar duas.

2. Improvise um brinquedo com quatro bolas pequenas no interior (elas devem fazer barulho quando agitadas). Tire-as, mostre-as para o animal e guarde-as de volta, deixando o artefato no chão. Pontos: para ganhar 10, ele precisa arrancar todas as bolinhas em cinco minutos. Se faltar alguma, faz cinco pontos. Se não conseguir pegar nenhuma, apenas três.

3. Quique uma bola de plástico no chão, enquanto você caminha em várias direções e estimula o bichinho a pegá-la. Pontos: 10 se ele conseguir abocanhá-la, 9 se tentar sem sucesso e 2 se ficar apenas observando.

4. Saia do cômodo e volte usando uma máscara que deixa à mostra apenas os olhos e a boca. Fique parado, em silêncio, a dois metros do cão. Pontos: 10 se ele reconhecer o dono, 5 se ficar confuso e 4 se fugir assustado.

Quantos pontos o seu xodó marcou?

Fonte: VEJA RIO