COTIDIANO

Aplicativos para emagrecer

Listamos cinco apps de celular e tablet perfeitos para fazer dieta. Eles ajudam a perder peso e a conquistar curvas perfeitas

Por: Daniela Pessoa - Atualizado em

dieta.jpg
| Crédito: Redação Veja rio

Já é hora de começar a pensar no projeto verão 2013. A pouco mais de dois meses para o início da estação de calor, listamos cinco aplicativos de celular gratuitos que dão uma mãozinha quando o assunto é perder peso. Eles contam calorias, monitoram medidas e também funcionam como diários alimentares, como é o caso do My Fitness Pal, um dos apps de maior sucesso para reduzir medidas. Graças a ele, o repórter do jornal The New York Times Owen Thomas conseguiu perder quase 30 quilos em menos de um ano. Gratuita, a plataforma disponível para Apple, BlackBerry, Windows Phone e Android atua como um contador de calorias, além de oferecer mais de 600 000 sugestões de receitas light. Outro diferencial é que ele permite postar a dieta e os exercícios no Facebook e no Twitter. A ideia é que os amigos acompanhem - e motivem - o esforço envolvido durante a dieta. Confira a seguir outros aplicativos grátis que ajudam a manter o foco e emagrecer.

Calculadora de Calorias. Criado pela revista Boa Forma para iPhone e iPad, a ferramenta auxilia no controle da dieta definindo metas semanais. Após inserir dados como peso, idade e altura, este app mostra ao usuário quantos quilos será necessário perder ao longo de sete dias e ajuda na contagem de calorias dos alimentos. Para isso, basta registrar cada alimento consumido, como em um diário alimentar (o app tem armazenada a composição nutricional de 2500 insumos). Em paralelo, é preciso também registrar a atividade diária ou exercício físico praticado, da musculação à caminhada de casa ao ponto de ônibus. Assim será possível ter acesso ao balanço calórico no final do dia e saber se ele está adequado ou não. O aplicativo oferece ainda sugestão de treinos semanais, cálculo de consumo de água e dicas de alimentação e fitness para aprimorar o emagrecimento.

Dieta e Saúde. Com mais de 500 000 downloads em 2011, este aplicativo para iPhone, iPad e Android foi um dos mais baixados na Apple Store brasileira na área de saúde e fitness. Além de oferecer um banco de dados de mais de 4 000 alimentos com informações como quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e calorias, ele também traz ferramentas que possibilitam a avaliação do peso ideal e fazem indicações de dietas baseadas em um programa de pontos.

Visual Diário de Dieta. O aplicativo disponível para iPhone permite fazer um acompanhamento do regime com base em números e fotos do seu corpo, o que ajuda a enfatizar os resultados. Ele faz a comparação das imagens, mostrando em detalhes as alterações durante o processo de emagrecimento, etambém gera gráficos para ajudar na análise de metas.

Medida Certa. O quadro do Fantástico que atualmente mostra a batalha do ex-jogador de futebol Ronaldo Fenômeno para perder peso através de um programa de reeducação alimentar aliado à prática de exercícios físicos se transformou em um app bastante útil. Ele oferece informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), dicas de atividades físicas recomendadas pelo personal trainer Márcio Atalla, além de vídeos dos jornalistas Zeca Camargo e Renata Ceribelli, que deixaram de lado os maus hábitos alimentares. Disponível na Apple Store e Google Play.

Fonte: VEJA RIO