Atrações gratuitas para curtir o fim de semana

Um guia com programas para se divertir sem gastar dinheiro, com espetáculos, exposições, eventos e outras atrações

World Press Photo

(Kai Pfaffenbach/Divulgação)

Grandes momentos do fotojornalismo mundial estão reunidos em 164 registros. Há fartas doses de emoção. Em flagrante mais descontraído, Antonio Gibotta (autor da foto acima) acompanha uma tradição festiva, com direito a farinha e muitos ovos, na cidade espanhola de Ibi. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 18 de junho.

Downtown recebe feira de alimentação saudável

Para começar o mês de junho com muita saúde, o Shopping Downtown vai realizar a 1ª edição da Feira Pique Nique, neste sábado (3) e domingo (4), a partir das 12h. O evento reunirá diversas opções de comes e bebes orgânicos, saudáveis e veganos.

Os participantes serão divididos em três categorias, cada um de acordo com o perfil da alimentação: “Tá fit”, que engloba alimentos fits e funcionais, “Veganizaí”, com comes e bebes sem nada de origem animal e “Orgânico, sim senhor”, que engloba os quitutes naturais, artesanais e saborosos.

Rio recebe série de eventos gratuitos de yoga

(@juherk_yoga/Divulgação)

Para comemorar o Dia Internacional do Yoga, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Rio receberá uma série de eventos gratuitos. Até o dia exato da grande celebração, 21 de junho, os cariocas poderão aproveitar para conhecer mais sobre a milenar arte de equilíbrio para o corpo e a mente. Veja a programação completa AQUI.

Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas

Trinta nomes emergentes das artes nacionais terão a oportunidade de exibir seu talento Brasil afora na segunda edição da Mostra Bienal Caixa de Novos Artistas. Primeira cidade a receber a exposição, o Rio reúne, a partir de quarta (31), 37 obras em suportes variados. Autores como a carioca Denise Silveira e o goiano Fernando Bueno, escolhidos entre mais de 600 candidatos, assinam fotos, pinturas, esculturas, instalações e colagens, como o tríptico Sistemas II (detalhe na foto), do curitibano Adriano Catenzaro. Fortaleza, Recife, Salvador e Curitiba estão na rota para receber a mostra no segundo semestre. Caixa Cultural. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro. Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 23 de julho.

Leblon recebe festival de gastronomia e cervejas artesanais

Big Daddy's_14700855_1110781655696754_4042689152521182280_oBig Daddy’s: um dos escalados (Reprodução/Facebook)

No próximo fim de semana, acontece a primeira edição do Leblon Gastronômico, que reúne comida de rua, cerveja artesanal, música e atividades infantis. No sábado (3) e no domingo (4), a Praça do Batalhão Leblon (na Rua Bartolomeu Mitre) vai receber food trucks como Big Daddy’s, Dona Sebastiana, Ducas Homemade, Espírito de Porco, Oinc Point, Brigaderia Aconchego e Quero Churros!, com sanduíches, petiscos e doces. Para beber, estacionam por lá as cervejarias Allegra, Cevadas, Cidade Imperial, Colorado, Imperatriz, Mistura, Mohave, Noi e Paulistania, além dos vinhos da Love Wine.

Na programação musical, a banda de pop e sertanejo Be Ritto faz show gratuito no sábado, às 19h. No dia seguinte, o público mirim vai se divertir com o teatro de bonecos Papa Vento, às 13h.  A partir das 18h30, o Trio Ventura sobe ao palco em ritmo de festa junina, aquecendo o público com muito forró em uma grande quadrilha.

Leblon Gastronômico. Praça do Batalhão Leblon (na Rua Bartolomeu Mitre, próximo ao 23º Batalhão Militar). Sábado (3) e domingo (4), 14h às 22h. Entrada franca.

Coletivo de mulheres abre exposição sobre o corpo feminino

Nomes consagrados se juntam a artistas mais jovens para discutir o corpo feminino. Ninguém melhor do que as próprias para tratar do assunto: a coletiva Molde, em cartaz a partir de 1º de junho na Anita Schwartz Galeria de Arte, apresenta trinta esculturas de mulheres, como Estela Sokol, Regina Vater, Wanda Pimentel e Celeida Tostes, esta com a obra Beijinho (foto). Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 20h; sábado, 12h às 18h. Grátis. Até 1º de julho.

Mostras de Fotografia:

Chichico Alkmim. Cerca de 200 imagens históricas, do início do século XX, feitas em Diamantina, são exibidas junto com uma centena de negativos de vidro e uma máquina de fole semelhante à que era usada pelo fotógrafo mineiro. Instituto Moreira Salles. Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea. Terça a domingo, 11h às 20h. Grátis. Até 1º de outubro. 

FotoRio. Oito individuais fotográficas ocupam o bem cuidado CCJF. Sobressaem no conjunto as cores vivas e os personagens retratados em Áfricas, de Alice Kohler, e paisagens de hoje capturadas como antigamente na mostra Albuminas  contemporâneas — O Rio Revisitado, de Ailton Silva. Centro Cultural Justiça Federal. Avenida Rio Branco, 241, Centro. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. 

Clubinho do Recreio recebe mágico

O mágico e ventríloquo Gerardi se apresenta gratuitamente no Clubinho do Recreio deste domingo (4). Em seu show, além da vetriloquia, o artista apresenta mágicas com a participação do público. A criançada verá de perto lenços transformados em pombos, mágicas de levitação e ilusionismo, tudo com muito humor. O evento tem classificação livre, com entrada gratuita. O Recreio Shopping fica na Avenida das Américas, 19.019, Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro. Mais informações pelo telefone (21) 3906-3246 ou pelo site http://www.recreioshopping.com.br/.

 

Amilcar de Castro

Representante da obra de Amilcar de Castro (1920-2002) há trinta anos, a galeria Silvia Cintra + Box 4 celebra a data abrigando uma mostra dedicada ao artista mineiro. O acervo, que o público vai poder visitar a partir da última quarta (19), inclui curiosidades como os dez desenhos sobre papel com esboços de sua produção da década de 80. Nesse material, estudos dividem espaço com cálculos, apostas de nomes para as peças e até telefones de fornecedores. Entre as esculturas, será apresentada Shiva, uma de suas primeiras criações em grandes formatos, feita com aço corten em 1955 (foto). Rua das Acácias, 104, Gávea. Segunda a sexta, 10h às 19h; sábado, 12h às 18h. Até 27 de maio.

Museu do Bonsai

Há pouco mais de um mês, a loja de decoração Espaço Ásia, no Recreio, abriu o Museu do Bonsai, que exibe exemplares da típica árvore anã, obtida por meio da poda de raízes e da condução de galhos, entre outras técnicas usadas em espécimes comuns — e bem maiores. Mundo afora, as árvores mais elaboradas chegam a custar R$ 30 000,00. No museu do Recreio, para quem se animar com a visita, há plantas cotadas a R$ 150,00. Espaço Ásia. Avenida das Américas, 14002, Recreio. Segunda a sábado, 9h às 17h30.

Galeria Marcelo Guarnieri

Orientado pela proposta de promover um diálogo entre arte moderna e contemporânea, o local apresenta, no momento, esculturas de animais assinadas pela artista búlgara Liuba Wolf. Curiosidade: as mesmas obras foram exibidas em 1965 no Museu de Arte Moderna. Rua Teixeira de Melo, 31 (lojas C e D), Ipanema. Segunda a sexta, 11h às 18h; sábado, 11h às 15h.

Mercedes Viegas

Fundada nos anos 2000, representa cerca de vinte artistas. Atualmente, reúne, na coletiva Rosa, trabalhos de nomes como Antonio Bokel e Vânia Mignone. Rua João Borges, 86, Gávea. Segunda a sexta, 11h às 19h; sábados, 15h às 19h. Grátis.

Bar Bukowski para funcionários públicos

Uma das classes mais afetadas pela crise financeira que acomete o estado Rio de Janeiro, com salários atrasados, os funcionários públicos terão ao menos um alívio quando quiserem se divertir:desde o mês passado, o Bar Bukowski, em Botafogo, oferece entrada gratuita aos sábados para funcionários públicos que apresentarem o holerite, até às 23 horas. A promoção, segundo a casa, segue “enquanto essa situação vergonhosa durar”. Inaugurado em 1997, o Bukowski é uma das mais antigas casas de rock da cidade, e espalha o melhor do gênero por três pistas, em um casarão de dois andares e um quintal arborizado com dois bares, sinuca e área com narguilé.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s