Ruas de grife

Conheca a origem do nome das dez vias mais valorizadas no Rio

Com o Rio na moda, os valores de imóveis explodiram na cidade. Em certos bairros, como Leblon e Ipanema, os preços subiram 380% desde 2006 e rivalizam com cidades como Nova York e Paris. Algumas ruas são ainda mais disputadas – as chamadas ruas de grife. Com as melhores vistas e ofertas de serviços a sua volta, elas têm o metro quadrado até 53,1% mais elevado do que as vias próximas, segundo informações do Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Sindicato da Habitação, o SECOVI Rio. A orla, é claro, lidera a lista do metro quadrado mais elevado. Conheça a seguir a origem do nome de algumas das ruas mais caras do Rio.

1 – Avenida Delfim Moreira (Leblon)

Delfim Moreira da Costa Ribeiro foi advogado e se elegeu vice-presidente da República em 1918, na chapa com Rodrigues Alves. Com a morte de Rodrigues, vítima da gripe espanhola, foi empossado presidente interino e governou o Brasil de 1918 a 1919.

2 – Avenida Vieira Souto (Ipanema)

Engenheiro que ajudou na urbanização do bairro de Ipanema, no início do século XX, Luiz Rafael Vieira Souto viveu entre 1849 e 1922. Também participou da modernização do Cais do Porto.

3– Avenida Epitácio Pessoa (Lagoa)

Paraibano, Epitácio Pessoa governou o Brasil entre 1919 e 1922. Sua gestão foi marcada pelo aumento do custo de vida, rebeliões militares e agitação social, assim como a chegada de ideias comunistas e anarquistas ao país.

4 – Rua Rita Ludolf (Leblon)

Mulher do engenheiro José Ludolf, que trabalhou na Empresa Industrial Leblon, no início do século XX. A empresa foi responsável pela urbanização de várias ruas do bairro.

5 – Rua Rainha Guilhermina (Leblon)

Guilhermina Helena Paulina Maria de Orange foi rainha dos Países Baixos entre 1890 e 1948. Ela ascendeu ao trono com apenas 10 anos e seu gosto por negócios fez com que acumulasse uma riqueza de cerca de US$ 1 bilhão.

6 – Rua Nascimento Silva (Ipanema)

Engenheiro da prefeitura, Carlos Augusto Nascimento Silva foi diretor da Companhia Ferro Carril do Jardim Botânico. A empresa era responsável pelas linhas de bonde na região. Inicialmente, os carros eram puxados por animais, sendo substituídos mais tarde por modelos elétricos.

7 – Rua Garcia D?Ávila (Ipanema)

Garcia de Sousa d’Ávila foi filho do primeiro governador geral do Brasil, Tomé de Souza. Ele fundou a maior sesmaria das Américas, a Casa da Torre, localizada no litoral da Bahia.

ruas2.jpg

ruas2.jpg

8– Avenida Lúcio Costa (antiga Sernambetiba)

Um dos arquitetos brasileiros mais conhecidos no mundo, Lúcio Costa foi responsável pela elaboração do traçado de Brasília ao lado de Oscar Niemeyer. Também desenhou o Plano Diretor da Barra em 1969, que definiu a ocupação do bairro nas décadas seguintes.

ruas3.jpg

ruas3.jpg

9– Avenida Joao Luiz Alves (Urca)

O político e jurista João Luiz Alves empresta seu nome à rua mais desejada da Urca. Foi ministro da Justiça e do Supremo Tribunal Federal. Morreu em 1925.

10 – Avenida Rui Barbosa (Flamengo)

Intelectual influente no século XIX, participou da campanha pela abolição da escravatura e da fundação da República. Rui Barbosa também participou da elaboração da constituição da Primeira República. Foi Ministro da Fazenda, jornalista e advogado.

ruas4.jpg

ruas4.jpg

Fontes: Secovi Rio; Histórias das Ruas do Rio, de Brasil Gerson; Nomes que Marcam o Rio, de Carlos Alberto de Lima

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s