Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Viagem longa? Confira alguns cuidados necessários com a saúde

Especialista em angiologia lista alguns cuidados especiais para se evitar problemas de circulação

Por Fernanda Thedim 22 dez 2017, 12h12

Na hora de encarar viagens longas, alguns cuidados simples ajudam a evitar sérios riscos à saúde. Segundo um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Osaka, no Japão, ficar por mais de cinco horas seguidas sentado pode aumentar em até 70% a probabilidade de embolia pulmonar. Breno Caiafa, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro (SBACV-RJ), ensina como se manter longe dos problemas de circulação.

  • Não fique muito tempo parado. Tente se mexer, levantar-se e andar. O sistema circulatório (coração e vasos sanguíneos) precisa de movimentação para se manter bem condicionado.
  • Uma boa dica é escolher a cadeira do corredor, no avião ou no ônibus, para ter mais liberdade de movimentos.
  • Evite consumir sal e produtos refinados. O sódio retém líquidos no organismo, aumenta o trabalho cardíaco e favorece o aparecimento de doenças cardiovasculares e renais.
  • Não se esqueça de beber bastante água. Ambientes fechados como ônibus e aviões costumam ter ar-condicionado, o que contribui para a desidratação.
  • As meias ajudam a comprimir a musculatura das panturrilhas, exercendo uma ação imediata sobre os músculos que atuam no sistema venoso e auxiliam a circulação sanguínea.
Publicidade