Vera Holtz, Lázaro Ramos e mais atores marcam presença na Bienal do Livro
Claudia Abreu, Tainá Müller, Klara Castanho, Marisa Orth, Ingrid Guimarães, Mel Lisboa, Beth Goulart e Clayton Nascimento são outros nomes no evento
Em sua edição de quarenta anos, que começa nesta sexta (1º) e vai até dia 10 de setembro, a Bienal do Livro irá explorar os diversos desdobramentos da narrativa, apostando em formatos que vão além do livro. Dois projetos trazem atores em toda a programação: o Páginas no Palco, com leituras dramatizadas e monólogos, e o Páginas na Tela, com adaptações literárias para o audiovisual. Mas a participação deles no evento vai além disso.
O primeiro a marcar presença entre as atrações principais da festa literária é Lázaro Ramos. No sábado (2), às 18h, a Estação Plural recebe, dentro do projeto Páginas na Tela, Um Conto e Ano Inesquecível, com o artista — que, além de ator, é diretor e showrunner da Amazon Prime Video, responsável pela adaptação dos contos para o audiovisual — e as autoras Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dwett.
+ Jardim Botânico exalta a Amazônia com trilhas e oficinas para crianças
Lázaro também é atração do dia seguinte, domingo (3), quando participa da Mesa do Autor no espaço Infantil, às 14h. Seu livro mais recente é Você Não é Invisível (ed. Objetiva), o primeiro voltado para o público adolescente.
No mesmo dia, às 18h, no Estação Plural, Tainá Müller e Klara Castanho participam do Páginas na Tela, com o escritor Raphael Montes, a roteirista Claudia Jouvin e diretora por Joana Jabace, com mediação de Claudia Sardinha. As atrizes são do elenco de Bom Dia, Verônica, adaptação para o Globoplay do livro de Montes e Ilana Casoy, e a roteirista e a diretora trabalham na nova série adaptada de um livro dele, Dias Perfeitos.
Na terça (5), às 16h, no Café Literário, Vera Holtz participa do Páginas no Palco com uma leitura de trechos de seu premiado espetáculo Ficções, inspirado no livro Sapiens, de Yuval Noah Harari. Ela será acompanhada pelo músico Federico Puppi, que está em sua peça, e irá conversar com o público sobre o diálogo entre o teatro e um dos maiores best-sellers da atualidade, com mediação de Bianca Ramoneda, escritora e diretora artística da Bienal.
Às 17h, na Palavra-Chave, Marisa Orth e Ingrid Guimarães participam da mesa Mulheres e o Humor ao lado da influenciadora Pequena Lô, com mediação de Eduarda Azevedo.
+ Arte para todos: seis novas exposições gratuitas para conferir na cidade
Já Beth Goulart e Laila Garin são atrações da quarta (6), no Páginas no Palco, no Café Literário, na mesa Clarices. As duas interpretaram Clarice Lispector no teatro: a primeira, no monólogo Simplesmente Eu, Clarice Lispector e segunda, no musical A Hora da Estrela. A mesa terá leitura dramatizada, música e conversa, mediada por Bianca Ramoneda.
No sábado (2), também no Café Literário, às 16h, é a vez de Claudia Abreu participar do Páginas no Palco sobre Virgina Woolf. A atriz irá ler trechos do espetáculo solo Virginia: Um Inventário Íntimo, além de conversar com Bianca Ramoneda.
+ Seu Jorge, Los Hermanos sinfônico e mais destaques da agenda de shows
O domingo (10) tem Laila Zaid, autora do Manual para Super-Heróis: O Início da Revolução Sustentável (ed. Melhoramentos) participa da Mesa do Autor no espaço Infantil, às 14h.
Às 18h, o Espaço Literário recebe Macacos — Dramaturgia-Denúncia com Clayton Nascimento no Páginas no Palco, com leitura dramatizada de trechos do premiado espetáculo (que é baseado em seu livro, de mesmo nome, da editora Cobogó) e conversa com a escritora Stephanie Borges, uma das curadoras da Bienal.
+ De Itamar Vieira Junior a Valter Hugo Mãe, os escritores de sucesso na Bienal
Por fim, às 19h, na Palavra-Chave, Mel Lisboa participa da mesa Rita Lee: Uma Homenagem, sobre a cantora que ela interpretou no teatro, ao lado de Guilherme Samora, editor das autobiografias da Rainha do Rock Brasileiro, a cantora Nina Becker, que acaba de fazer tributo à artista com a Orquestra Imperial, e a cantora Silvia Machete. A mediação é de Kamille Viola, repórter de VEJA RIO.
Riocentro. Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra. Seg. a sex., 9/21h. Sáb. e dom., 9h/22h. R$ 19,50 a R$ 39,00. Ingressos pelo Eventim. De 1º a 10 de setembro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui