Continua após publicidade

Entre amigos imaginários

Adaptação do romance Todos os Cachorros São Azuis revela os tormentos e a riqueza intelectual de Rodrigo de Souza Leão

Por Carlos Henrique Braz
Atualizado em 5 dez 2016, 16h09 - Publicado em 15 jul 2011, 17h18

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Jornalista, escritor e poeta carioca, Rodrigo de Souza Leão (1965-2009) também frequentou aulas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Deixou cerca de quarenta telas ? está prevista, ainda para este ano, uma exposição com as obras no Museu de Arte Moderna. A produção literária e no ateliê ajudou-o a conviver com a esquizofrenia até a morte, aos 43 anos, em uma clínica psiquiátrica. Todos os Cachorros São Azuis, o primeiro de seus três livros, publicado pela Editora 7 Letras, empresta o título e um norte ao espetáculo conduzido por Michel Bercovitch. Autores da peça, o diretor, Flavio Pardal e Ramon Mello foram além do romance. Aos relatos de Souza Leão sobre sua rotina no hospício e a nova religião, com idioma próprio, criada por ele, somaram-se outros elementos biográficos, poemas, trechos de cartas e fotografias.

Desse universo emergem os personagens em cena. Bruna Renha, Camila Rhodi, Gabriel Pardal, Natasha Corbelino e Ramon Mello dão vida a cinco facetas do protagonista, além de encarnar papéis como os de médicos e enfermeiros. Rui Cortez criou os figurinos similares e o versátil cenário. Grades, manipuladas pelo elenco, compõem, entre outros ambientes, labirinto, cela, corredor e paredão. Precisa, a iluminação de Tomas Ribas valoriza a movimentação no palco e apoia a narrativa não linear. No desenrolar da sessão surgem ilustres amigos imaginários. Os poetas Rimbaud e Baudelaire, por exemplo, são companheiros nos momentos de internação. Sem interpretações brilhantes, o drama cativa pelo belo texto. Trata-se de um instigante caldeirão de referências do autor, repleto de citações de mestres das letras como Fernando Pessoa.

Todos os Cachorros São Azuis (80min). 16 anos. Estreou em 10/7/2011. Teatro Maria Clara Machado – Planetário da Gávea (124 lugares). Rua Padre Leonel Franca, 240, Gávea, ☎ 2274-7722. Sábado, 21h; domingo, 20h. R$ 30,00. Bilheteria: a partir das 15h (sáb. e dom.). Até 4 de setembro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.