Continua após publicidade

Veja a curiosa história por trás das grades do Campo de Santana

As grades originais do projeto do paisagista francês Auguste Glaziou foram retiradas nos anos 1940 para a abertura da Avenida Presidente Vargas

Por Rafael Sento Sé
Atualizado em 25 jan 2018, 11h10 - Publicado em 25 jan 2018, 11h10
26.10.1964 - Arquivo O Globo - Entrada do Campo de Santana, ao fundo, o prédio da Central do Brasil - Negativo 22408 *** Local Caption *** Banco de Imagens (Arquivo/Agência O Globo)
Continua após publicidade

Estruturas de ferro que cercam uma das mais antigas áreas de lazer da cidade, o Campo de Santana (foto), contam a história da relação dos cariocas com o espaço público. No sítio histórico, palco da aclamação de dom Pedro I e da proclamação da República, as grades originais do projeto do paisagista francês Auguste Glaziou (1833-1906), feitas na fundição Val D’Osne, na França, foram retiradas nos anos 1940 para a abertura da Avenida Presidente Vargas e transferidas. Segundo a arquiteta Vera Dias, do site Inventário dos Monumentos do Rio, foram para a Urca e Vila Isabel — onde resguardam, respectivamente, a UFRJ e o parque Recanto do Trovador. O gradeamento foi reconstituído há cinquenta anos, durante a ditadura, depois que estudantes buscaram a área para se proteger durante manifestações contra o regime militar.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.