Um ano de portas abertas

Marco cultural da revitalização do Porto, o Museu de Arte do Rio comemora seu primeiro aniversário no dia em que a cidade completa 449 anos

Por Da Redação
Atualizado em 2 jan 2017, 17h14 - Publicado em 19 set 2014, 21h05
Em um ano de funcionamento, MAR recebeu mais de 350 mil visitantes
Em um ano de funcionamento, MAR recebeu mais de 350 mil visitantes (Divulgação/)
Continua após publicidade

Com a alcunha de MAR e uma cobertura em forma de ondas, ele está diante da porta de entrada dos navegantes portugueses a estas terras: a Baía de Guanabara. Embora esteja cara a cara com o passado da cidade, o Museu de Arte do Rio é um marco dos novos ventos que sopram na Zona Portuária, com o andamento das obras de reurbanização.

No primeiro ano, foram mais de 350 mil visitantes, quando a meta inicial era receber 200 mil. O espaço de 15 mil metros quadrados na Praça Mauá oferece, além de exposições que se renovam a cada três a cinco meses, cursos e oficinas gratuitas. O museu acaba de estrear a exposição “Encontro de Mundos”, com obras do próprio acervo, e prepara as mostras “África Hoje no MAR” e “Cada dia meu pensamento é diferente”.“O MAR é um exemplo do que ainda pode acontecer na Zona Portuária. Primeiro centro cultural inaugurado desde o início das obras, o museu mostra que é possível atrair público e, ao mesmo, tempo valorizar a cultura local”, afirma Rogério Riscado, superintendente de desenvolvimento econômico e social da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp). O programa Vizinhos do MAR convida moradores a participar do dia a dia do museu, em conversas com educadores e curadores, entrada gratuita às exposições e parcerias com artistas da Zona Portuária.

obra
Continua após a publicidade

obra

“A exposição ‘Encontro de Mundos’ celebra o primeiro aniversário do MAR e homenageia seus benfeitores na formação da Coleção. Faz-se uma leitura de caminhos da diversidade do acervo e das experiências abrigadas no Museu”, avalia Paulo Herkenhoff, diretor-cultural e curador do MAR. Quando inaugurado, o acervo contava com a doação de 42 fundos e cerca de trinta doadores. Após um ano, já são quase cem doadores de obras individuais e mais de cinquenta fundos.

Continua após a publicidade

A sede do museu é o Palacete Dom João VI, edifício tombado e de estilo eclético transformado em pavilhão de exposições com oito salas de aproximadamente 300 metros quadrados cada; e também o edifício anexo, de estilo modernista, que abriga a Escola do Olhar, palco das atividades educacionais do MAR.

“Gosto de vir ao menos uma vez por mês. Acho o lugar lindo, antes era horrível. Trabalho aqui pertinho, na Avenida Rio Branco, e venho na hora do almoço às terças-feiras, quando a entrada é de graça. Como sempre tem novidade, vejo um andar de exposição por semana. Gosto também de subir ao terraço para acompanhar as obras do Museu do Amanhã”, conta a auxiliar administrativo Gabriele da Silva, 32 anos.

Quem quiser visitar o MAR, terá que esperar até o fim do Carnaval. O museu fica fechado do dia 1° ao dia 5 de março para fugir dos blocos que lotam o Centro e a Zona Portuária. A partir de quinta-feira, 6 de março, ele volta ao funcionamento normal, de 10h às 16h, de terça-feira a domingo. Às terças, a entrada é gratuita. Nos outros dias, o ingresso custa 8 reais (moradores do Porto, estudantes e professores da rede pública têm gratuidade todos os dias).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.