Clique e assine por apenas 3,90/mês

Tributo a Naum Alves de Souza reúne a classe artística no Poeira

Atores e diretores homenageiam um dos principais dramaturgos do teatro brasileiro na segunda-feira, 23 de maio

Por Redação Veja Rio - Atualizado em 5 dez 2016, 11h19 - Publicado em 14 Maio 2016, 01h00

Uma turma de artistas vai homenagear Naum Alves de Souza no Teatro Poeira na segunda-feira, dia 23. Dramaturgo, diretor, roteirista, cenógrafo, figurinista, artista plástico, bonequeiro e professor, Naum faleceu dia 9 de abril deste ano. O tributo As Auroras das Nossas Vidas contará com a presença de três gerações de atores que participaram das montagens cariocas de sua peça mais famosa e emblemática,  A Aurora da Minha Vida, para uma leitura dramática de trechos da obra. 

+ Os melhores espetáculos do Rio estão aqui. Confira

A homenagem reunirá Marieta Severo, Pedro Paulo Rangel, Stela Freitas (da montagem original, de 1982), Guilherme Piva, Bel Kutner, Luisa Thiré (montagem de 2004) e André Dias, Victor Maia e Ana Velloso (versão musical de 2011). Também são esperados convidados especiais como Nathalia Timberg, Gilberto Gawronski e Silvia Buarque. A homenagem foi idealizada e dirigida por Gustavo Wabner, ator e diretor que trabalhou nos últimos 15 anos ao lado de Naum como seu diretor assistente.  

Pouca gente sabe, mas Naum criou e confeccionou os bonecos brasileiros da Vila Sésamo, programa infantil apresentado na TV entre 1973 e 1977 (ele foi o criador do Garibaldo e do Gugu, que deixaram saudades). Também foram dele os cenários e os figurinos do espetáculo Falso Brilhante, de Elis Regina, e de Macunaíma, de Antunes Filho, em 1978. Em  1986, escreveu o roteiro de Romance da Empregada, filme de Bruno Barreto. Autor de peças como No Natal a Gente Vem te BuscarA Aurora da Minha Vida, Um Beijo, um Abraço, um Aperto de Mão e Suburbano Coração, Naum é um dos principais nomes do teatro nacional.

Continua após a publicidade
Publicidade