Em tour por igrejas, projeto Caminhos Cariocas conta a história do Rio
Projeto realiza neste sábado (29) passeio guiado por construções de época, misturando a religião e o Carnaval da cidade
Entre as preciosidades arquitetônicas do Rio, as igrejas têm um lugar de destaque. Em estilos como barroco, rococó e neoclássico, elas revelam muito da história da cidade. O projeto Caminhos Cariocas promove neste sábado (29), um passeio por algumas das principais entre essas construções, batizado de A Fé Que Embala a Alma.
O projeto tem como proposta entrelaçar a história dos roteiros com o Carnaval da cidade. O passeio em questão, por exemplo, ganhou um título retirado de um verso do samba-enredo de 2019 da Estácio de Sá, A Fé Que Emerge Das Águas.
+ Olha pro céu! Réplica de avião de Santos Dumont vai sobrevoar o Rio
O trajeto começa na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, na Rua Primeiro de Março, às 9h, segue por outros templos na mesma rua e termina no Mosteiro de São Bento, com suas suntuosas paredes cobertas com ouro. O programa dura entre quatro e cinco horas.
A caminhada é guiada pelos professores, historiadores e jornalistas Wanderson de Oliveira, João Gustavo Melo e Carolina Grimião. O projeto Caminhos Cariocas foi criado em 2017 por Oliveira, e em 2023 ganhou a adesão dos outros dois. Os passeios acontecem uma vez por mês.
O ingresso está no segundo lote, a 40 reais e pode ser comprado pelo Sympla. Crianças até 10 anos não pagam. No museu e Igreja da Antiga Sé, será cobrada uma entrada de 10 reais, e cada participante será responsável por arcar com a sua.
Os organizadores avisam para levar recipiente para água, lanche, protetor solar, medicação de uso diário, proteção contra chuva caso necessário e casaco (caso necessário), além de usar tênis e meias confortáveis para caminhar.
Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé. Esquina das ruas Primeiro de Março e Sete de Setembro, Centro. Sáb. (29), 9h. R$ 40,00. Ingressos pelo Sympla
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui