Sugestões da Casa Cor para reproduzir sem gastar muito
Arquitetos que participam da mostra indicam ideias simples e baratas que podem ser implementadas em casa com um custo baixo
Até o dia 4 de outubro, a 25ª edição do Casa Cor agita as oito casas centenárias da Vila Aymoré, na Glória, com as principais tendências de arquitetura e decoração da cidade. São conceitos que podem ser implementadas em diversos cômodas da casa ou até no escritório. Porém, em tempos de crise, muitas vezes aquela ideia que você adorou acaba não sendo realizada por extrapolar o orçamento.
+ Ideias criativas e baratas para redecorar a casa
+ Vinte sites para ajudar a decorar sua casa usando a internet
Pensando nisso, pedimos para arquitetos que participam da mostra indicarem dez concepções que podem ser reproduzidos em casa sem gastar muito. Confira as opções e boa decoração!
1. Gaivotas de papel
Brincadeira de crianças das mais simples, as gaivotas de papel ganharam uma nova utilidade nas mãos de Erick Figueira de Mello. A decoração da entrada do evento tem chamado atenção do público pelo efeito com a revoada dos mil pássaros, que foram feitas uma a uma. É uma boa dica para incrementar uma parede em casa ao custo de apenas papel e cola
2. Reformando o abajur
Uma ideia supercriativa e muito fácil de fazer para transformar aquele abajur que você já não aguenta mais olhar ou que está um pouco gasto. Cole bonecas e bonecos de diferentes tamanhos pela base e corpo ou haste do objeto. Depois, escolha uma cor e pinte por cima. Para o Quarto Solar, Emmilia Cardoso optou pelo dourado.
3. Banheiro original
Banheiro combina com azulejo, certo? Não necessariamente. Bruno Carvalho e Camila Avelar ousaram na criatividade com uma ideia simples e barata: forrar as paredes com páginas de dicionários antigos. Para finalizar, basta passar um líquido impermeável.
4. Horta em casa
Os arquitetos Mariana Dornelles e Stéfano Barino provam que não é preciso ter espaço grande ou ao ar livre para ter uma horta em casa. Esse mini jardim vertical feito de madeira dá um charme na cozinha ao abrigar pimentas e temperos como alecrim, manjericão e cebolinha.
5. Dry Wall
O arquiteto Raphael Costa Bastos aposta em uma tendência que serve como alternativa à tradicional alvenaria. O dry wall, ou gesso acartonado, é uma placa grande de gesso que é mais fácil de ser aplicada. Além das vantagens de não fazer sujeira e demora menos tempo para ficar pronto por ser mais simples de montar (e por isso bem mais barato), ele pode ser modelado da maneira desejada. Outra característica positiva é aguentar muito peso, o cavalo da foto, por exemplo, pesa cerca de 70kg, além de ser mais fino (cerca de 7cm) do que uma parede de alvenaria (15cm no mínimo). Na decoração, dá um ar mais limpo para o ambiente.
6. Estante de escada
Lugares para pendurar roupas e acessórios pela casa nunca é demais. As arquitetas Adriana Ferraz e Cristiana Galvão criaram uma solução criativa e barata para resolver o problema: uma escada pendurada em um suporte se transforma em uma estante que pode ser útil ou simplesmente servir para decorar, com luzinhas e o que mais a imaginação permitir.
7. Mesa de centro
Uma solução de Bianca da Hora para acabar com o entulho pela casa e ainda criar uma nova mesa de centro. Junte vários banquinhos ou mesinhas que estão sem uso, próximos a um sofá. Se feito de forma harmônica, pode se transformar em um item de decoração bem original.
8. Estante móvel
Caixas e caixotes (desses de feira mesmo) se unem para criar uma estante móvel com diferentes alturas na ideia de Alessandro Sartore e João Marcelo Schiewe.
9. Efeito giz
Que tal se inspirar em bares e restaurantes para uma decoração diferente na cozinha ou até em um dos quartos? Pensando nisso, Gabriel Sabugosa levou o efeito do giz para dentro de casa. Não precisa ser nem feito com quadro negro, pode ser usada uma tinta especial na parede na qual é possível escrever com giz
10. Luminárias
Para dar um charme e um tom mais rústico ao ambiente, a dica do arquiteto Pedro Paranaguá é criar luminárias pendentes de arame e tecido.