As boas da Serra: festival de fado e nova exposição no Museu Imperial
Evento gratuito de música no Palácio de Cristal também conta com feira de artesanato, gastronomia e livros, enquanto a mostra homenageia bairros do Rio
Bairros do Rio na Coleção Geyer
A exposição conta com oitenta itens da coleção doada pelo casal Maria Cecília e Paulo Fontainha Geyer, que contém quatro mil peças. As obras retratam a paisagem e a vida social no Rio de Janeiro ao longo do século XIX, e são assinadas por viajantes como os alemães Adalberto da Prússia e Johann Moritz Rugendas, o chinês Sunqua, o austríaco Thomas Ender e os franceses Eugène Cicéri e François Auguste Biard, entre outros, além de diversos artistas estrangeiros que decidiram permanecer no Brasil, como Félix Émile Taunay, Friedrich Hagedorn, Henry Nicolas Vinet e Nicola Antonio Facchinetti. Além disso, estão expostos trechos de textos de Machado de Assis, retirados de exemplares que integram a coleção, cada um para um bairro representado na mostra. O público poderá ver, ainda, a primeira edição do Álbum Pitoresco Musical (1856), um dos primeiros livros de partitura da música popular brasileira, com peças de piano compostas por grandes músicos da época inspiradas em sete bairros da capital do Rio, com litografias de Joseph Alfred Martinet relativas a cada logradouro.
Museu Imperial. Rua da Imperatriz, 220, Centro, Petrópolis. Ter. a dom., 10h/18h (última entrada às 17h). R$ 5,00 a R$ 10,00. De 17 de maio a 29 de setembro.
Fado em Cidades Históricas
Idealizado por Connie Lopes, criadora do Back2Black, o evento celebra a lusofonia e promove encontros estreitando vínculos entre a cultura portuguesa e a brasileira. No sábado (18), as atrações musicais são o instrumentista João Felippe, o bandolinista Hamilton de Holanda, a fadista Ana Moura e o DJ MAM. No domingo (19), as atrações são a Orquestra Maré do Amanhã, com participação da brasileira Natasha Llerena e da portuguesa Raquel Tavares, abrindo a programação. Em seguida, é vez do encontro entre a portuguesa Marta Pereira da Costa (guitarra portuguesa) e a brasileira Samara Líbano (violão 7 cordas). Encerrando os shows, a fadista Raquel Tavares. O evento ainda conta com feira de artesanato, gastronomia e livros, palestras, o Sarau Decolonial e atividades infantis. Veja a programação completa no site do evento.
Palácio de Cristal. Rua Alfredo Pachá, s/nº, Centro, Petrópolis. Sáb. (18) e dom. (19), 11h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui