Seminário gratuito sobre poesia contemporânea trará Gregório Duvivier
Evento reunirá seis palestrantes entre autores, professores e críticos para debates entre 13 e 15 de janeiro

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro apresenta a partir desta quarta-feira (13) até a sexta-feira (15) o seminário “A poesia hoje: reflexões e considerações sobre a contemporaneidade” que vai debater as mudanças ocorridas no cenário literário ao longo dos últimos 15 anos. Realizado sempre às 19h, com entrada franca, o evento busca discutir a literatura brasileira a partir da democratização do conhecimento proporcionada pela internet e tecnologias de informação, como, também, a nova configuração do poema no ambiente virtual e as relações autor-obra e autor-leitor estabelecidas pelas mídias sociais.
Para debater o tema foram convidados o ator, escritor e colunista Gregório Duvivier; o poeta e contista Paulo Henriques Britto; a poeta, curadora e escritora Bruna Beber; o artista visual e doutor em literatura, Domingos Guimaraens, além do poeta e ensaísta Alberto Pucheu, e do editor e mestre em Literatura Brasileira, Lucas Viriato. Esses autores conquistaram seu espaço na rede, em pequenas e grandes editoras, em blogs, zines virtuais, podcasts, revistas e sites, abrindo caminho para outros.
O seminário pretende trazer uma reflexão sobre como o livre acesso à internet encurtou a distância entre poetas e leitores e possibilitou o surgimento de diversos nomes que figuram, atualmente, na categoria que se convencionou chamar Literatura Contemporânea.
O seminário será composto por três mesas, formadas por dois palestrantes e um mediador. Cada palestrante terá, em média, 30 minutos de argumentação para apresentação de seus textos. Em seguida, as mesas serão abertas à participação do público por meio de perguntas. Outras informações podem ser encontradas no endereço https://www.facebook.com/apoesiahoje
Programação:
13 de janeiro (quarta-feira)
19h – O amor e o humor na poesia contemporânea
Mesa dedicada à reflexão da revitalização da poesia pelos temas amor e humor. Poetas que usam a graça em sua arte (ou a arte em sua graça) ganharam força com a internet? Quando a piada erra e a poesia acerta?
Participação de Gregório Duvivier, artista, escritor e colunista; e de Domingos Guimaraens, poeta, artista visual e doutor em Literatura.
14 de janeiro (quinta-feira)
19h – Viver de Poesia
Um debate sobre as dificuldades enfrentadas por todos que se dedicam, de corpo e alma, à escrita. Quais os meios encontrados para viver de literatura no Brasil? Quais são os espaços ocupados pela poesia contemporânea no mercado e nas universidades? É possível ser poeta em tempo integral e ainda pagar contas?
Participação de Paulo Henriques Britto, poeta, contista, professor de Estudos de Tradução da PUC-Rio; e Lucas Viriato, editor, produtor, curador e mestre em Literatura Brasileira.
15 de janeiro (sexta-feira)
19h – Geografia do Poema ou A arte imita a vida
Essa mesa busca debater a cidade enquanto inspiração dos escritores. O quanto o contexto urbano e também as viagens e êxodos dos poetas passam a influenciar e habitar os seus poemas.
Participação de Bruna Beber, poeta, curadora e escritora; e de Alberto Pucheu, poeta, ensaísta, professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cientista do Nosso Estado, pela Faperj, e pesquisador do CNPq.