Continua após publicidade

Semana dos Museus traz atividades gratuitas para centros culturais do Rio

CCBB, Futuros, MAR e Museu do Amanhã são alguns dos espaços na cidade com programação dentro da 22ª edição do evento nacional

Por Kamille Viola
Atualizado em 14 Maio 2024, 16h54 - Publicado em 13 Maio 2024, 18h36

Desta segunda (13) até domingo (19), acontece em todo o país Semana Nacional dos Museus, evento anual coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio. O tema de 2024, quando acontece a 22ª edição do projeto, é Museus, Educação e Pesquisa.

Por isso, centros cuturais da cidade prepararam atrações especiais em torno do assunto, com o objetivo de promover conversas e reflexões entre sobre a atuação desses espaços como agentes fundamentais nos campos da pesquisa e educação.

Centro Cultural Banco do Brasil

No período, as visitas teatralizadas acontecem na segunda (13), quarta (15) e quinta (16), às 13h; e a atividade Caminhos da Memória — Patrimônio terá horários extras na segunda (13), quarta (15), quinta (16) e sexta (17), às 12h e às 17h, e no sábado  (18) e domingo (19), às 11h. Também será apresentado ao público o Laboratório de Educação Financeira, um jogo no qual o objetivo é desenvolver estratégias que possibilitem a administração de suas finanças de forma consciente, que acontece sábado (18) e domingo (19), às 12h e às 16h.

Continua após a publicidade

CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Qua. a dom., 9h/20h. Grátis.

Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)

O destaque da programação no CRAB é a presença do mestre artesão Espedito Seleiro. Seu pai, Raimundo Seleiro, era quem fazia as sandálias de Lampião. O artista mora na região do Cariri, no Ceará, e participará de um Papo CRAB aberto ao público (inscrições pelo Sympla), na sexta (17), às 16h, ao lado da escritora Flávia Nonato e mediado pela bibliotecária do CRAB, Mayara Fonseca. No sábado (18), ele volta ao espaço para o lançamento do livro Mestre Espedito: O Coração do Sertão é Colorido, da escritora e analista do CRAB Bruna Pelegrino, às 10h. Haverá sessão de autógrafos e roda de conversa com o mestre artesão, Bruna Pelegrino e a analista do CRAB Laura Landau, seguido da leitura do livro para o público infantil. A programação ainda um intercâmbio de museus, com visita ao Museu Bispo do Rosário, em Jacarepaguá, partindo do CRAB na quinta (16), às 10h, ; apresentações da peça Vitalino, Teu Nome no Barro, pela companhia de teatro Tempo de Brincar, na sexta (17) e sábado (18), às 15h; e contação de histórias para a criançada sobre o livro infantil Espedito Seleiro: Um Menino, Um Mestra, no sábado (18), às 11h. Em todos os dias da semana de eventos, das 10h às 17h, haverá visitas guiadas e educativas às exposições em cartaz no espaço: Artesania Ancestral nos 95 anos de Mangueira, e Solo Criativo.

Continua após a publicidade

Praça Tiradentes, 69/71, Centro. Ter. a sáb., 10h/17h. Grátis (mediante documento com foto). Para as atividades da Semana dos Museus, é necessário retirar os ingressos pelo Sympla.

Futuros — Arte e Tecnologia

O espaço promove o debate Desafios da Era Pós-Digital: Uso da Internet e Inteligência Artificial nos Novos Processos de Aprendizagem Escolar e Social, com Osvaldo Eugênio, fundador do Studio Krya, e a professora, escritora e historiadora Uiara Otero, nesta quarta (15), às 16h. No mesmo dia, às 20h, acontece o primeiro show no Brasil do cantor e compositor nigeriano ChingyKlean, Sambayeah. Com forte influência do reggae, pop e do R&B, o artista traz mensagens de cura, esperança e igualdade. Além disso, a exposição Existência Numérica — Emergências, que aborda temas como mudanças climáticas, valorização da ciência e fake news, terá visitas guiadas com artistas e curadores da mostra: na quarta (15), às 14h30, Doris Kosminskys; na quinta (16), às 14h, com Barbara Castro; na sexta (17), às 15h, com Luiz Ludwig; e no domingo (19), às 16h, com os três. Por fim, acontece no sábado (18), às 15h, a atividade educativa Caça ao Tesouro Digital, que tem o objetivo de trabalhar o senso crítico midiático de crianças e adultos. A partir de temas ou notícias sugeridas pelos educadores da estação educativa, os participantes deverão descobrir, pesquisando na internet, se o assunto é verdade ou mentira.

Continua após a publicidade

Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Qua. a dom., 11h/18h. Grátis.

Museu de Arte do Rio

O museu, que tem ingresso pago, preparou atividades 0800 para o público. Nesta terça (14) e quinta (16), os visitantes são convidados a conhecer a reserva técnica do MAR, às 11h30 e às 15h30. Para essa atividade, é preciso realizar agendamento prévio pelo Sympla. No sábado (18), acontece uma edição do Conheça o MAR em Libras, às 14h. Além disso, também às 14h, acontece uma atividade na Ludoteca MAR. Por fim, no domingo (19), às 14h, o projeto Conheça o MAR – Mulheres Artistas vai analisar obras de mulheres que passaram por manicômios. Em seguida, às 15h30, é a vez da atividade educativa Parabéns pra você!, dentro da exposição coletiva Bloco do Prazer

Continua após a publicidade

Praça Mauá, 5, Centro. Ter. (14), 11h30 e 15h30. Sáb. (18) e dom (19), 14h e 15h30. Grátis.

Museu do Amanhã

Com entrada paga, o museu terá atividades gratuitas como parte da Semana dos Museus. Na terça (14), às 11h e às 14h , o  lugar oferece a visita mediada Trilhar os Amanhãs — O que é a Educação Museal?; às 14h, é a vez do Laboratório de Alfabetização em Futuros — O Futuro dos Museus. No sábado (18), acontece novamente a visita mediada, às 11h e às 14h; as atividades infantis Ai, Meu lugar”: Que Mil Coisas Tem Pra Gente Dizer?, às 11h; e O Que os Museus Guardam? Exercícios de Imaginação Museal com Crianças, às 14h; o Museu na Rua, para todas as idades, às 15h; e a roda de conversa Quais Serão os Futuros da Tecnologia e da Sustentabilidade?, às 16h.

Continua após a publicidade

Praça Mauá, 1, Centro. Para algumas das atividades da Semana dos Museus, é necessária inscrição prévia pelo site do museu. Ter. (14), 11h e 14h. Sáb. (18), 11h, 14h, 15h e 16h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.