Super Sábado tem Junta Local, oficina de acrobacia e mais atrações no MAM
Programação do museu também conta com exposição, sessão na Cinemateca e roda de conversa com Ailton Krenak, Cristine Takuá, Muniz Sodré e Thelma Villas Boas
Uma programação gratuita para todas as idades ganha espaço no Museu de Arte Moderna do Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85, Aterro do Flamengo) neste fim de semana. Será a primeira edição do Super Sábado, que conta com feira de produtores locais e oficina circense ao ar livre, além de atrações dentro do espaço cultural.
+ Com shows a 5 reais, Teatro João Caetano traz aos palcos Geraldo Azevedo
A partir das 10h, a galera da Junta Local, junto à Feira de Plantas, ocupa os jardins do MAM com suas barraquinhas cheias de delícias gastronômicas e produtos artesanais feitos localmente. Mais de 50 expositores marcam presença, com itens diversos para comer e beber, como alimentos orgânicos, pães, granolas, doces, vinhos naturais e cervejas artesanais. O evento para toda a família – incluindo os pets – terá ainda apresentação musical com o grupo Afroribeirinhos e sorteio de produtos.
O espaço ao ar livre também receberá uma oficina de acrobacia aérea circense com a artista Lana Borges, das 10h às 12h, para pessoas de todas as idades que querem aprender a prática. A atividade disponibilizará 20 vagas, por ordem de chegada.
Dentro do museu, a programação segue às 14h30 com uma nova sessão do projeto Pequenos Cinéfilos na Cinemateca, com o tema “Eu sou porque nós somos”. Serão exibidos os curtas-metragens Nana & Nilo e o tempo de brincar (2015) e Nana & Nilo na Cidade Verde (2021), de Sandro Lopes, para gerar reflexões sobre as formas de construir identidade e coletividade a partir da perspectiva negra
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Já projeto Selvagem, que articula saberes a partir de perspectivas indígenas, realiza uma roda de conversa às 15h com Ailton Krenak, Cristine Takuá, Muniz Sodré e Thelma Villas Boas, com reflexões sobre educação, transmissão de conhecimentos e escolas vivas. O encontro acontecerá no terraço do Bloco Escola e terá ainda a participação dos tambores de Babalorixá Dofono D’Omolu e dos cantos de Carlos Papá e Cristine Takuá.
Com 270 fotos feitas por nomes como Walter Firmo, Iole de Freitas e Sebastião Salgado, a exposição Terra em Tempos também pode ser visitada pelo público, das 10h às 18h. A mostra com curadoria de Beatriz Lemos estabelece sete eixos temáticos que discutem as construções de identidade, cultura e história do Brasil, a partir do acervo da instituição.