Roda de samba mais movimentada do Rio celebra 10 anos com novidades
Comemorações do SIBC — Samba Independente dos Bons Costumes, que acontece na Fundição às quintas, incluem convidados especiais, EP e audiovisual

Roda mais concorrida do Rio, o SIBC — Samba Independente dos Bons Costumes comemora dez anos em abril. Para celebrar a data, o grupo, que ocupa a Fundição Progresso às quintas-feiras, apresenta novidades para seu público fiel.
Durante todo o mês, o evento contou com convidados especiais. Nesta quinta (24), Dudu Nobre e Tia Surica participam do agito. Além disso, à meia-noite desta sexta (25), o grupo lança o single A Gente é Tão Foda, enquanto o samba estiver comendo solto na casa da Lapa.
+ Hamilton de Holanda e Leila Pinheiro tocam de graça em festival em Niterói
A faixa é a primeira de uma série que integra o EP de estreia do SIBC, previsto para maio, que sai pelo selo Fundisom. Antes da chegada do disco, o grupo adianta mais um single. Em junho, é a vez do primeiro clipe da banda. E, no segundo semestre, sai o projeto audiovisual.
As comemorações contam ainda com uma edição especial da roda em São Paulo, onde o SIBC tem um evento mensal desde dezembro de 2024. Neste sábado (26), a roda de samba acontece na Mooca, no Komplexo Tempo, também com convidados especiais.
O Samba Independente dos Bons Costumes fez sua estreia em 2015, na Praça Tiradentes, na esquina das ruas Imperatriz Leopoldina e Luís de Camões, no dia 23 de abril, Dia de São Jorge. A iluminação desse trecho da cidade, com lâmpadas de vapor de mercúrio, deixava o público com a pele alaranjada.
Com a popularização do evento, SIBC foi migrando para outros lugares, tendo passado pelo Bar do Nanam, Araponga, Bar do VV, Centro Cultural Carioca e Ruínas, todos ainda na Praça Tiradentes. Nessa época, o público fiel do grupo passou a ser chamado de Nação Laranja, em referência ao local onde a banda surgiu.
+ Agenda de shows da semana vai de Raça Negra a Diogo Defante
Em 2017, a roda passou a acontecer na Fundição Progresso, lotando as quintas-feiras no Anexo, de frente para os Arcos da Lapa. Após a quarentena durante a pandemia da Covid-19, o SIBC voltou, em novembro de 2021, à mesma casa, mas no Palco São Sebastião.
Atraindo cada vez mais público, o evento foi transferido para a Arena, com capacidade para mais de 4 000 pessoas e palco de 360 graus, onde desfila seu repertório de samba de raiz, partido-alto e pagode.
+ Grátis! CCBB recebe oficinas e rodas de conversa sobre moda sustentável
O sucesso do evento semanal impulsionou o grupo, que realiza shows em diversos espaços culturais e casas do Rio e do Brasil, além de festivais, como o Universo Spanta, Fanzone do GP São Paulo de F1 e Corona Olympc Fest, entre outros.
O SIBC ocupa a Arena da Fundição Progresso toda quinta, a partir das 21h. O ingresso para a roda custa 60 reais, com meia-entrada solidária para quem levar 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar). A venda acontece no Ingresse.