Clique e assine por apenas 4,90/mês

Programe-se para ver as melhores exposições da cidade

<em>Only You</em>, com fotos de Leonardo Kossoy, empresta seu título á canção lançada em 1955 pelo conjunto The Platters. Confira aqui outras mostras de artes plásticas em cartaz 

Por Jefferson Lessa - Atualizado em 5 dez 2016, 11h24 - Publicado em 2 abr 2016, 01h00

Ao longo de três anos, o tarimbado fotógrafo paulistano Leonardo Kossoy, nascido em 1943, clicou um casal de atores, Gilda Nomacce e Germano Melo, ambos sempre nus, no estúdio. Em vez de previsível alta voltagem erótica, o resultado do trabalho, exposto no Centro Cultural Correios, revela um registro cru e original da vida a dois. A nudez, é claro, desperta o voyeurismo do visitante. Também atraem olhares a plasticidade das imagens, a iluminação esmerada e as composições sensíveis, mas o relacionamento retratado, no fundo, incomoda. Em cerca de 140 fotos, vídeos e instalações, uma narrativa é construída com olhares que não se encontram, além de gestos de indiferença e distância entre homem e mulher. Quando os corpos enfim se tocam, estão sob amarfanhados lençóis cor de pele ou espremidos em caixas, situações que sugerem desconforto, no lugar de languidez. O fundo negro torna as imagens ainda mais eloquentes, ao destacar, sem distrações, a vivência do casal. O título da mostra, Only You, foi emprestado do clássico lançado pelo conjunto vocal americano The Platters em 1955. Ironicamente, a música original é romântica até dizer chega e, na letra, trata de um namoro apaixonado. Com recado que se opõe à doçura da conhecida canção, a exposição soa como uma denúncia contra costumes do mundo de hoje, anestesiado por antidepressivos e relações virtuais.

Centro Cultural Correios. Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro, ☎ 2253-1580. ↕ Uruguaiana. Terça a domingo, 12h às 19h. Grátis. Até 8 de maio.

Publicidade