Continua após publicidade

Programação gratuita no Rio vai de festival de fotografia a arte em favela

Concerto gratuito da Orquestra Sinfônica Brasileira e festivais de dança, música e cinema também estão no roteiro

Por Redação
Atualizado em 7 dez 2023, 13h07 - Publicado em 6 dez 2023, 19h03

Semana de Arte Favelada

Trazendo holofotes sob a cena cultural das favelas, a segunda edição do evento traz atrações em três eixos artísticos: literário, artes cênicas e visuais. Entre elas, a exibição de curtas e do filme Nosso Sonho: A História de Claudinho e Buchecha, lançado em 2023, nesta sexta (8), às 18h. Realizada pela primeira vez no Caju, a semana também conta com uma exposição de 30 obras visuais criadas por artistas favelados ou crias de favelas. Outro destaque será um festival multilinguagem com 12 atrações de dança, música e teatro. Saiba mais sobre a programação no link.

Vila Olímpica Mane Garrincha. R. Carlos Seixas, s/n, Caju. Sex (8) a sáb (10), horários variados. Grátis.

Museu do Pontal

Entrando no clima das festas de fim de ano, a casa de cultura popular recebe espetáculos que unem múltiplas linguagens artísticas No sábado (9), às 10h, o espetáculo de dança “Poesia em Movimento” une imagens, sons e palavras, com apresentação pelos alunos do Núcleo de Arte Prof. Albert Einstein. Ao fim da apresentação, o público será convidado para movimentar o corpo de forma lúdica. Já às 16h, uma performance artística, com direção de Johayne Hildefonso, que fará um mix de dança, canto, percussão e arte circense. O grupo vocal haitiano Vwa San Fwontyè também apresentará canções haitianas e africanas. No domingo (10), às 16h, a contadora de histórias Marcela de Carvalho celebra a chegada do Natal com contos e cantigas sobre o nascimento e o momento de renovação. 

Continua após a publicidade

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Qui. a dom., 10h/18h. Grátis.

Orquestra Sinfônica Brasileira

Cerca de 40 estudantes do Programa Vale Música das cidades de Belém (PA), Serra (ES) e Corumbá (MS) vão se unir à orquestra em um concerto a céu aberto. A apresentação celebrará o fim das ações didáticas e artísticas desenvolvidas entre a OSB e os jovens do programa em 2023. Sob regência do maestro Renan Cardoso, e ao lado da solista Gabriella Pace, os músicos apresentarão trechos de óperas famosas, como a abertura da ópera “Carmen”, de Georges Bizet; “O mio babbino caro” da ópera “Gianni Schicchi” e “Un bel dì verdremo” da ópera “Madame Butterfly”, ambas de Giacomo Puccini; a “Melodia Sentimental” da “Floresta do Amazonas”, de Heitor Villa-Lobos, entre outras.

Praça Mauá, Centro*. Dom (10), 17h. Grátis. 

Continua após a publicidade

*Por conta da Cúpula Social do Mercosul, o concerto foi transferido para o Parque Madureira, no mesmo dia e horário anunciados previamente.

Festival de Receitas do Sesc Mesa Brasil RJ

O evento promete reunir receitas criativas, saborosas e sustentáveis, com foco no aproveitamento integral dos alimentos. O público poderá degustar e votar em receitas criadas por crianças do Projeto Pequeno Gourmet, iniciativa que conscientiza os pequenos sobre os bons hábitos alimentares e o desperdício de alimentos, e também por cozinheiras de instituições socioassistenciais apoiadas pelo programa e alunos do Projeto Redes Gastronômicas. Serão pratos produzidos a partir de vegetais, cascas de frutas e outros ingredientes, gerando combinações criativas, como coxinha de casca de tangerina com frango e pavê de beterraba com caramelo de manga. As três receitas com melhores avaliações no concurso infantil e adulto serão premiadas. 

Cadeg – Mercado Municipal do Rio. Rua Capitão Félix 110, Benfica. Qui (7), 9h/17h. Grátis (entrada)

Continua após a publicidade

Festival Carioca de Fotografia Analógica

O evento ganha nova edição na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio (MAM), trazendo oficinas de fotografia, exposições, mesas de debates e mostras de filmes, com a participação de fotógrafos profissionais, pesquisadores, empreendedores e entusiastas da fotografia em suporte analógico no Brasil. A proposta do evento, idealizado pelo sócio da Sambacine Produções Artísticas, Tiago Morena, é democratizar o universo da arte analógica, por meio do compartilhamento de conhecimentos e técnicas. Entre as novidades deste ano está a Mostra Vivências Analógicas, que exibe 36 fotografias selecionadas por um time de curadores em chamada pública. Para a criançada, oficinas de fotografia, câmara escura e sessões de filmes estão entre as atrações. A programação completa está disponível no site.

Av. Infante Dom Henrique, 85, Praia do Flamengo. Sáb (9) e dom (10), horários variados. Grátis.

Festival de Cinema Italiano no Brasil

Continua após a publicidade

Até o sábado (9), o Festival de Cinema Italiano no Brasil é promovido pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil. A programação exibe algumas das mais importantes obras do cinema italiano contemporâneo, sem esquecer dos grandes clássicos. Obras de Lina Wertmüller, primeira mulher a ser indicada ao Oscar de direção, Giuseppe Bertolucci, Steno e Luciano Salce estão presentes na retrospectiva. Entre os inéditos, estão títulos como  Grazie ragazzi, de Riccardo Milani, L’ultima notte di Amore, de Andrea Di Stefano, La terra delle donne, de Marisa Vallone, entre outros. Veja a programação completa pelo site.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Seg., qua., qui. e sex., 15h e 18h. Grátis.

Festival Musimagem

Reunindo amantes e profissionais da música, a 9ª edição do evento acontece até quinta (7) de forma presencial, no Centro de Artes UFF e no Instituto Arte e Comunicação Social (IACS), em Niterói. Já entre sexta (8) e domingo (10), será possível acompanhar a edição on-line pelo site oficial do festival e no canal do YouTube Musimagem Brasil. Com mais de 200 atrações, gratuitas ou com preço simbólico, o evento promove palestras, debates, cursos e concertos. O festival também faz a entrega do tradicional Prêmio Remo Usai, considerado o mais importante autor de trilhas sonoras do cinema nacional.

Continua após a publicidade

Centro de Artes UFF (CEART). Rua Miguel de Frias 09, Icaraí. Seg (4) a qui (7), horários variados. Grátis.

Festival dança em foco 

Celebrando 20 anos de sua criação, o evento reúne espetáculos que prometem envolver o público em experiências únicas e provocativas. O festival também explora as fronteiras entre corpo, imagem e movimento por meio de instalações, atividades formativas e a tradicional Mostra Internacional de Videodança (MIV). A última reúne mais de 95 obras de videodança, feitas por artistas de todo o mundo. No sábado (9), o Grupo Cena 11 abre as apresentações com o espetáculo “Eu não sou só eu em mim”, dirigido por Alejandro Ahmed. Saiba mais sobre a programação no link.

 CCO – Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Rua José Higino 115, Tijuca. De 5 a 16/12. Ingressos gratuitos pelo site.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.