Primeira edição do Festival Arquivo em Cartaz estreia no Rio
A partir desta segunda (9), Festival Internacional de Cinema de Arquivo exibe 50 filmes nacionais e internacionais gratuitamente
Com larga programação, o Festival Internacional de Cinema de Arquivo estreia nesta segunda (9) no Rio de Janeiro e em Niterói. Ao todo serão exibidos 50 filmes nacionais e internacionais distribuídos em mostras itinerantes, além de oficinas, debates e exposições. Em cartaz no Cine UFF, no Arquivo Nacional e no Espaço BNDES, a primeira edição celebra os 450 anos da cidade e reforça a importância da preservação de documentos históricos.
Na abertura do festival, às 19h30, no Cine-pátio do Arquivo Nacional, a atriz e diretora Carmen Santos e o escritor e pesquisador Jurandyr Noronha serão homenageados. As obras de Carmen e Noronha serão celebradas também em debates ao longo do evento. Em seguida serao exibidos os curtas-metragens Família Movie, de Ana Moreira; Inconfidência Mineira: sua produção, de Jurandyr Noronha, e Mulheres no Cinema – Episódio Carmen Santos, de Lúcia Murat.
O encerramento da primeira edição do Arquivo em Cartaz será no dia 13 de novembro, às 19h30, no Cine-Pátio – Arquivo Nacional, com o anúncio e premiação dos filmes vencedores na Mostra Oficina Lanterna Mágica e Mostra Competitiva. Os vencedores receberão o Prêmio Batoque. O prêmio simboliza a preservação de filmes, razão primeira do festival.
Confira a programação completa aqui.
+ Barra e Botafogo recebem sessões especiais para mães e bebês
+ Confira a lista dos 31 filmes em cartaz na cidade
O Arquivo Nacional fica na Praça da República, 173, Centro. Informações: 2179-1228.
O Cine UFF fica na Rua Miguel de Frias, 9, Niterói. Informações: 2629-5030.
O Espaço BNDES fica na Avenida República Chile, 100. Informações: 3747-7447.