Continua após publicidade

Rio ganha polo de arte para celebrar os 150 anos da imigração italiana

Espaço será inaugurado com duas exposições, e programação contará com moda, design, gastronomia, tecnologia e inovação, além de cursos e seminários

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 fev 2024, 17h35 - Publicado em 19 fev 2024, 17h34

Comemorando os 150 anos da imigração italiana no Brasil, será inaugurado nesta quinta (22) o Polo Cultural ItalianoRio — Arte, Design e Inovação, na Casa d’Italia, no Centro. Na data, é comemorado o Dia Nacional do Imigrante Italiano no Brasil.

O espaço de quinhentos metros quadrados conta com lounge e mezanino, tendo sido projetado para abrigar exposições de arte, moda e design, eventos de gastronomia, tecnologia e inovação, além de cursos, seminários e ciclos de palestras, entre outras programações.

+ Anote na agenda: Rio recebe novo espetáculo do Cirque du Soleil em junho

Na abertura, o lugar recebe duas mostras. A primeira delas é 1874-2024: 150 Anos de Amizade e Conexão Entre Itália e Brasil, Juntos Rumo ao Futuro, que conta com vídeos e paineis temáticos que abordam a influência dos imigrantes italianos na formação sociocultural da sociedade carioca e brasileira.

Entre as obras, está um painel de 42 metros quadrados grafitado pelo artista Bruno Big, retratando a chegada dos italianos e seu papel no cultivo do café.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Já o mezanino recebe a exposição Dell’Architettura — Presença Italiana Na Paisagem Carioca, com quarenta registros do legado italiano na arquitetura da cidade feitos pelo fotógrafo Aristides Corrêa Dutra. São imagens em preto e branco de construções de diferentes épocas, projetadas por nomes como Ricardo Buffa, Luigi Fossati, Raffaele Rebecchi, Antonio Virzi, Mario Vodret e Antonio Jannuzzi.

Entre essas joias, estão o Edifício Lage (1924-1925), na Glória; o Edifício Seabra (1931), na Praia do Flamengo; o Edifício Unidos (1937), no Centro; o Hospital Nossa Senhora das Dores (1910-1914), em Cascadura; a Igreja Matriz de São Geraldo (1931), em Olaria; a Torre da Antiga Sé (1905-1913), no Centro; a Vila Maurina (1915), em Botafogo; e a casa Villino Silveira (1915), na Glória.

+ É de graça: Planetário do Rio tem programação ampliada para os pequenos

Continua após a publicidade

O Polo Cultural ItalianoRio — Arte, Design e Inovação é uma iniciativa conjunta do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, do Instituto Italiano de Cultura do Rio e do IED (Instituto Europeu de Design).

Casa d’Italia. Avenida Presidente Antônio Carlos, 40, Centro. Seg. a sex., 7h30/16h30. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.