Continua após publicidade

Novo evento de moda chega ao Pier Mauá

A área portuária recebe evento que junta moda, performances, música e estandes de vendas das coleções exibidas

Por Sofia Cerqueira
Atualizado em 5 dez 2016, 11h16 - Publicado em 11 jun 2016, 01h00

Depois de mais de uma década repetindo um modelo de evento ancorado numa semana de desfiles e voltado para um público restrito, o setor decidiu — literalmente — inventar moda. Com a saída de cena do Fashion Rio, que teve sua última edição em 2014, surge na cidade uma proposta inovadora, que não se limita a ações ligadas a modelos, estilistas e lojistas. O Rio Moda Rio, que acontece entre os dias 14 e 18, no Píer Mauá, tem como objetivo atingir o público consumidor final. A iniciativa até terá desfiles (serão quatro por dia), mas incluirá palestras, exposições, talk-shows e performances. O visitante encontrará estandes de grifes consagradas e estreantes com venda de coleções. Diferentemente da maioria das semanas de moda, qualquer pessoa poderá participar — só os desfiles serão restritos a convidados. A festa fashion, que ocupará três armazéns no porto e conterá catorze grifes — entre elas, Blue Man, Lenny, Mara Mac, Osklen, Maria Filó e Lino Villaventura. “Vamos discutir e promover a moda, mas também envolver outras áreas do setor criativo”, diz o curador, o estilista Carlos Tufvesson. “A ideia é que esse se torne um grande programa para os cariocas”, completa Luiz Calainho, da L21 Participações, um dos empreendedores do projeto, que também conta com Duda Magalhães, diretor da Dream Factory.

A exemplo do que já começa a acontecer em eventos lá fora, as coleções expostas no Rio Moda Rio não seguirão um calendário rígido de outono‑inverno e primavera-verão. A proposta é que o consumidor, em vez de esperar seis meses para que as roupas estejam nas lojas, possa adquirir em estandes parte das peças lançadas. Outra novidade é que os desfiles não terão arquibancada nem passarela fixas, e a intenção é que os estilistas criem performances. Além da programação nos armazéns da Região Portuária, estão previstas exibições no Museu de Arte do Rio, no Museu do Amanhã e no Palácio Tiradentes. Para marcar a primeira edição do evento, haverá uma grande festa na terça (14), no armazém 3, com um desfile-homenagem a quatro marcas emblemáticas dos anos 80: Maria Bonita, Georges Henri, Company e Yes Brasil. Para apresentar peças dessa última grife está confirmada a presença da apresentadora Xuxa, rainha dos desfiles naquela época. O encerramento acontecerá no sábado (18), na Praça Mauá, com uma performance que misturará moda, teatro e uma homenagem à bossa nova. 

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.