Vai subir a serra? Petrópolis tem feira do livro e exposição de arte negra
Flipetrópolis reúne nomes como Ailton Krenak e Conceição Evaristo, enquanto a exposição Dos Brasis tem obras de 240 artistas, entre eles Rubem Valentim
Quem estiver pensando em subir a serra neste fim de semana vai encontrar dois grandes eventos em Petrópolis. A Flipetrópolis — Festival Literário Internacional de Petrópolis, no Palácio de Cristal, reúne diversos autores importantes até domingo (5), enquanto a mostra Dos Brasis — Arte e Pensamento Negro acaba de ser inaugurada nesta sexta (3), no Palácio Quitandinha.
A primeira edição do evento literário vai até domingo (5), e cerca de cem autores terão passado por lá, em atividades gratuitas. As autoras Ana Maria Machado e Conceição Evaristo são as homenageadas, o patrono é o psiquiatra Juliano Moreira, que revolucionou o tratamento de pessoas com transtornos mentais no Brasil e lutou para combater o racismo científico, tendo morrido em Petrópolis, em 1933.
+ Muito além da Madonna, agenda de shows tem reencontro do Soweto e mais
Entre os destaques, nesta sexta (3), estão mesas que reúnem Conceição Evaristo e Rosiska Darcy de Oliveira, com mediação de Flávia Oliveira, às 20h, e Míriam Leitão e Ana Maria Machado, mediadas por Jamil Chade (21h).
No sábado (4), Ailton Krenak , recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, será entrevistado por Míriam Leitão, às 11h; Jeferson Tenório e Carla Madeira participam de uma mesa com mediação de Nádia Gotlib, às 18h; e Itamar Vieira Jr e Sérgio Abranches conversam, mediados por Eliana Alves Cruz.
A Flipetrópolis conta ainda com sessões de autógrafo de inúmeros escritores, atividades infantis (como teatro, contação de histórias e encontro com autores) e apresentações musicais. A programação completa está no site do evento.
Já a mostra reúne Dos Brasis — Arte e Pensamento Negro trabalhos de 240 artistas visuais negros de todos os estados do país. São obras em diversos formatos e linguagens, como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações, produzidas entre o fim do século XVIII até o século XXI.
+Depois de ensaio com Pabllo Vittar, o que se sabe sobre o show da Madonna
Agrade Camiz, Arthur Timótheo da Costa (1882-1922), Heitor dos Prazeres (1898-1966), Rafael Bqueer, Rosana Paulino, Rubem Valentim (1922-1991), Walter Firmo e Yhuri Cruz são alguns entre os muitos nomes com obras presentes na exposição.
A curadoria é de Igor Simões, em parceria com Lorraine Mendes e Marcelo Campos. A mostra fica em cartaz de 4 de maio a 27 de outubro, com visitação de terça a domingo e feriados, das 10h às 17h.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui