Partiu Paquetá: ilha terá mostra de cinema na praia e show no feriado
Projeto Outono Cultural vai até junho e comemora a a volta da grade completa de horários das barcas, que melhora o acesso ao bairro
A bucólica Paquetá é boa pra aquietar, como canta Luiz Melodia, mas, com a volta da grade completa de horários das barcas, que melhora o acesso à ilha, a coisa ficou animada por lá. O projeto Outono Cultural, que começa neste feriadão de Tiradentes, vai até junho e reúne cinema, música, artes visuais e gastronomia.
+ Grupo Corpo apresenta no Rio em maio as coreografias Gil Refazendo e Breu
Diversas atrações são gratuitas, como a Mostra Maré Cheia de Cinema, que acontece de sexta (21) a domingo (23) na Praia de São Roque. Serão exibidos 12 curtas e três longas, sempre a partir das 19h30. A programação é norteada pela filosofia Ubuntu, que se fundamentada na coletividade.
Entre os destaques, o longa Pixinguinha, um Homem Carinhoso, de Denise Saraceni, que será exibido no sábado (22). O documentário AmarElo – É Tudo Pra Ontem, de Fred Ouro Preto, sobre o rapper Emicida, encerra a mostra no domingo (23). As sessões terminam sempre antes do horário da última barca de volta para a Praça XV (23h30 nos fins de semana e feriados).
+ Última chance para ver Renato Russo — O Musical nos palcos cariocas
Já a Casa de Artes (Praça de São Roque, 31) recebe no sábado (22), às 12h30, o Quinteto de Sopros Guanabara, dentro da série Tom de Classe, com ingressos entre 25 e 30 reais. Aberto aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h, o espaço abriga ainda a exposição gratuita A História de Paquetá, e a instalação Série 1+1+1=…, do artista plástico Valter Lano.
+ Alicia Keys e outros grandes nomes internacionais trazem turnês ao Rio
Outras atrações permanentes ao longo do Outono Cultural são a feira Obras à Mão, que reúne artesãos locais aos sábados, das 11h às 16h, na Praça Bom Jesus do Monte, e a Casa de Cultura José Bonifácio (Praia José Bonifácio, 119), aberta de quinta a domingo, das 8h às 14h, com entrada grátis. O espaço conta com jardins, sala de xadrez, Sala das Bicicletas Antigas e o Café do Museu. O casarão conta ainda com visitas guiadas ao Museu de Comunicação e Costumes, às sextas, às 9h, 10h30 e 12h.
+ Oswaldo Montenegro celebra 50 anos de carreira com show no Municipal
Além disso, cinco bares da ilha participam do concorrido festival Comida di Buteco, que vai até 7 de maio: Casa de Noca (Rua Pinheiro Freire, 30), Casinha Amarela (Praça São Roque, 25), Ilha do Sol (Rua Furquim Werneck, 110 – loja D), Pastelaria do Lido (Praia José Bonifácio, 59) e Zeca’s Paquetá (Praça Bom Jesus, 12).
+ Faz-me rir: três stand-ups para conferir na programação do Rio
Veja a programação completa do Outono Cultural neste link. Os horários das barcas passaram de 15 para 22 nos dias de semana e de 12 para 25 nos fins de semana. Saiba aqui como chegar em Paquetá.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui