Clique e assine por apenas 4,90/mês

Palco Giratório leva 25 espetáculos gratuitos à Jacarepaguá

A premiada montagem "Caraguejo Overdrive" abre a programação do festival

Por Redação VEJA RIO - Atualizado em 26 abr 2017, 18h01 - Publicado em 26 abr 2017, 18h00

Maior circuito de artes cênicas do país, o Palco Giratório chega ao Rio de Janeiro, onde ocupará de terça (2) até o dia 31 a Escola Sesc de Ensino Médio, em Jacarepaguá. A programação, inteiramente gratuita, apresenta uma amostra importante da produção cênica brasileira, com 25 atrações criadas por artistas de todo o Brasil. Para a abertura, está prevista uma sessão do premiado espetáculo Caranguejo Overdrive, da carioca Aquela Cia de Teatro.

Entre os destaques da programação está a exibição inédita de uma releitura da obra de Shakespeare, feita por Augusto Boal (1931-2007), Caliban – A Tempestade de Augusto Boal, da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz, do Rio Grande do Sul, coletivo com 39 anos de atuação; e Ledores no Breu, peça paulista da Cia. Do Tijolo, inspirada no pensamento e na prática do educador Paulo Freire, nas obras do poeta Zé da Luz e de Guimarães Rosa. Além das atrações ao vivo, o Espaço Cultural Escola Sesc sediará ainda a exposição Arena conta… Teatro e Resistência no Brasil (1965-1970), realizada em parceria com o Instituto Augusto Boal. Por meio de sete painéis, mostra relembra a importância da trajetória do Teatro de Arena, sua militância e engajamento artístico e político no país.

Celebrando 20 anos, o projeto visitará 144 cidades em 26 estados e no Distrito Federal até dezembro, somando 685 apresentações artísticas e 1.188 horas de oficinas. A temporada 2017 teve início em 29 de março, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. A programação completa pode ser vista no site oficial. 

Publicidade