Continua após publicidade

Rio 0800: oito programas gratuitos para aproveitar o fim de semana

De concertos e visitadas guiadas no CCBB à tradicional Feira das Yabás, passando por blocos e espetáculo de dança, opções para sair sem coçar o bolso

Por Kamille Viola
Atualizado em 7 jul 2023, 16h25 - Publicado em 7 jul 2023, 14h48
A rotunda do CCBB com uma luz azulada
CCBB: centro cultural preparou programação especial para a Primavera dos Museus (Alexandre Macieira/Riotur)
Continua após publicidade

Arraiá do Museu do Pontal

Anastácia, a Rainha do Forró, é a principal atração do Arraiá do Museu do Pontal, neste sábado (8). A cantora e compositora pernambucana é autora de clássicos do gênero como Só Quero um Xodó e Tenho Sede, ambas com Dominguinhos, com quem foi casada e ao lado de quem escreveu mais de 250 canções. Ela recebe Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga. O evento conta ainda com shows de Mestre Zé Borba (do Cavalo Marinho pernambucano), Mestre Galo Preto (do coco de roda pernambucano), Pedro Miranda e Forró da Gávea, brincadeiras e outras atrações.

Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Sáb. (8), 10h/22h. Grátis.

Bloco dos Inconfidentes e Não Monogamia Gostoso Demais

Já virou tradição entre os blocos cariocas se apresentar no período das festas de São João, e os dois cortejos vêm reforçar esse movimento. Ambos surgidos no “Carnabril”, o Carnaval fora de época de 2022, eles se apresentam na Gamboa. No repertório do Não Monogamia, versões momescas de músicas temáticas como Toda Forma de Amor, de Lulu Santos, e Já Sei Namorar, dos Tribalistas. Já o Inconfidentes tem repertório de marchinhas, com clássicos como A Jardineira, Alalaô e Mamãe Eu Quero.

Continua após a publicidade

Baixo Prainha. Rua Sacadura Cabral, 57, Gamboa. Sáb. (8), 18h. Grátis.

Break no Red Bull BC One

Criado em 2004, o maior campeonato de breaking individual do mundo é realizado em diversos países. Nesta fase, b-boys e b-girls se enfrentam nas chamadas cyphers (dança no meio de uma roda) em busca de uma vaga na final nacional, que ocorre em em São Paulo. Os ingressos para a competição masculina já se esgotaram, mas ainda dá para ver a competição das mulheres e participar de um workshop com LilZoo, dançarino nascido no Marrocos e radicado na Áustria que é expoente no breakdance.

CUFA — Central Única das Favelas. Rua Francisco Batista, 43, Madureira. Competição: Sáb. (8), 10h e 13h. Workshop: Sáb. (8), 18h. Grátis. Retirar ingressos pelo site do evento.

Continua após a publicidade

Concertos no Rio Harp Festival

A 18ª edição do evento reúne 30 harpistas de 22 países, com cerca de 150 músicos se apresentando em várias orquestras até o fim de julho. No total, serão 73 concertos em 31 dias ininterruptos. Entre os destaques do fim de semana, estão duas apresentações no domingo (9), no CCBB, onde acontece a maioria das apresentações: o Duo Spiritus Filmum, de Portugal, formado pela harpista Leonor Maia harpa e o flautista Francisco Barbosa, às 13h, e o encontro do Cacique Urutau Guajajara e coro indígena com a harpista Beatriz Millàn, da Espanha, às 15h. A programação completa está neste link.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Programação completa neste link. Grátis. Senhas distribuídas uma hora antes do espetáculo. Até 31 de julho.

Espetáculo de dança Degraus

O segundo espetáculo do grupo Sats faz parte de uma extensa pesquisa artística sobre a performance nas ruas, utiliza escadarias públicas para experimentar o corpo em situações de risco, queda e fracasso. Com concepção, direção e coreografia de Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, o trabalho tem como um de seus objetivos ocupar prédios públicos e de caráter político como ação coletiva, espaço de criação e pensamento crítico.

Escadaria da Câmara dos Vereadores. Praça Floriano, s/nº, Centro. Qui. a dom., 18h. Grátis. De 6 a 16 de julho

Feira das Yabás

A já tradicional feira une samba e a gastronomia afro-carioca, com receitas de 16 matriarcas da região, como mocotó, feijoada, carne-seca com abóbora e tripa lombeira.  A roda comandada pelo organizador do evento, Marquinhos de Oswaldo Cruz, recebe nesta semana o Jongo da Serrinha e jongos de Miracema, no interior do estado. Além disso, haverá um tributo ao sambista Roberto Ribeiro (1940-1996), com a participação do filho do homenageado, o cantor Alex Ribeiro, e uma roda roda de conversa com os professores Muniz Sodré e Luís Filipe de Lima.

Continua após a publicidade

Praça Paulo da Portela. Estrada do Portela, Oswaldo Cruz. Dom. (9), 13h. Grátis.

Retrospectiva de cinema Howard Hawks

Hawks ficou conhecido por sua versatilidade, tendo sido autor de obras-primas em gêneros diferentes. Realizou filmes marcantes na comédia, faroeste, film noir, aventura e musical. O americano é considerado um exemplo de criação artística dentro de um contexto industrial, fazendo puro entretenimento e impondo um estilo marcante ao mesmo tempo. Até o fim do mês, o MAM exibe 27 longas dele, que recebe uma mostra dedicada a ele na cidade depois de décadas. Entre eles, Scarface, A Vergonha de Uma Nação, nesta sexta (7), às 18h30; O Código penal, neste sábado (8), às 17h15; e O Paraíso Infernal, no domingo (9), às 19h15.

Museu de Arte Moderna. Avenida Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo. Até 30 de julho. Grátis (ou contribuição sugerida). Retirar ingressos pelo site do MAM.

Continua após a publicidade

Visitas mediadas no CCBB

O centro cultural iniciou esta semana as visitas mediadas à exposição Heitor dos Prazeres É o Meu Nome, que reúne mais de 200 trabalhos do artista no campo visual, musical, do samba e da moda, com trabalhos que retratam o pós-abolição no Rio. Nas sextas, elas acontecem às 16h. Aos sábados, às 10h e às 19h. Aos domingos, às 18h. O espaço também segue com as visitas à mostra Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz, a mais completa retrospectiva da obra do artista plástico cearense, considerado um dos precursores da arte cinética no país, com 110 trabalhos, alguns nunca antes exibidos. Às sextas, elas são às 11h e às 18h. Aos sábados, às 18h. Aos domingos, às 10h.

Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Visitas mediadas: Heitor dos Prazeres: Seg. e qui, 11h e 18h. Qua. e sex., 16h. Sáb., 10h e 19h. Dom., 18h. Sérvulo Esmeraldo: Seg. e qui.,16h. Qua. e sex., 11h e 18h. Sáb., 18h. Dom., 10h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.