É 0800! Oito atrações gratuitas para curtir o último fim de semana de julho
De espetáculo de dança a shows, passando por festival de harp e exibição de documentário, opções para aproveitar o final do mês sem pesar no bolso
Arraiá do Leão
O evento ocupa a praça com shows da Orquestra Sanfônica, que une o clássico e o popular sob a regência do maestro Marcelo Caldi, e a banda Tocaia, com forró e sonoridades latino-americanas. O evento conta ainda a presença do historiador e escritor Luiz Antonio Simas, que dará uma aula sobre os santos juninos, São Marçal — que encerra o período festivo junino — e as festas populares. O arraiá é realizado pelo coletivo Leão Etíope do Méier.
Jardim do Méier. Rua Arquias Cordeiro, s/nº. Sáb. (29), às 17h. Grátis. O evento foi adiado devido à previsão de chuva.
Catarse
No espetáculo da companhia Motirô, os sete artistas no palco são como células que vão se juntando, como moléculas, interagindo por meio da dança. Ao longo de 50 minutos, eles respiram, esvaziam-se e estabelecem relações, culminando na formação de um corpo coletivo.
Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete, 338. Sáb. (29) e dom. (30), 18h. Grátis. É preciso retirar o ingresso pelo Sympla.
Elas no H.O
Na semana do Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o evento realiza sua primeira edição, com barracas de negócios comandados por mulheres, oficina infantil de parangolés, sarau com o coletivo Vozes Femininas e show de O Ponto, ensaio da bateria feminina Fina Batucada e a roda de samba Ellas de Improviso.
Centro de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro. Sáb (29), 10h/18h. Grátis.
Expressões do Inconsciente na Coleção Dimitri Ganzelevitch
A mostra tem curadoria de Dimitri Ganzelevitch, marchand e fotógrafo francês, colecionador de arte do inconsciente há mais de 50 anos. Assim como fez Eva Klabin (1903-1991), Ganzelevitch habita uma casa-museu, a Casa Museu Solar Santo Antônio, em Salvador (BA), que conta com uma coleção de mais de quatro mil peças. Ele selecionou obras em diversos suportes, de cinco artistas de seu acervo: Joselito José Santos, Alicio Ribeiro Santos, Raimundo Jorge Falcão, Emma Valle e Eternit.
Casa Museu Eva Klabin. Av. Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Qua. a dom., 14h/18h (última entrada às 17h30). Grátis. De 30 de julho a 10 de setembro.
Quinteto Brasilis
O espetáculo Teclas e Cordas combina o piano e o acordeom de Antonio Guerra com um quarteto de cordas, com um repertório que vai de Bach a Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Entre as músicas, versões instrumentais de clássicos como A Vida do Viajante e Assum Preto, de Gonzagão, e Retrato da Vida, de Dominguinhos e Djavan.
Shopping Cassino Atlântico. Avenida Atlântica, 4240, Copacabana. Sex. (28), 18h. Grátis.
Rio, do Barroco ao Contemporâneo, Um Museu a Céu Aberto
Com direção de Dario Menezes e Walter Lima Junior, o filme analisa o legado artístico e arquitetônico da cidade, com depoimentos de historiadores, arquitetos e artistas sobre os estilos de diferentes épocas que foram preservados no Rio.
Cine Glória. Memorial Getúlio Vargas. Praça Luís de Camões, s/nº, subsolo, Glória. Dom. (30), 15h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes, em frente ao monumento de São Sebastião.
Rio Harp Festival
Último fim de semana do maior festival de harpas do mundo, com apresentações dos harpistas Elisabeth Remy Johnson e Juan Riveros, dos Estados Unidos, às 13h, e Kobie du Plessis, da África do Sul, às 15h, nos dois dias.
CCBB. Rua Primeiro de Março, 66, Centro. Sáb. (29) e dom. (30), 13h e 15h. Grátis. Distribuição de senhas uma hora antes de cada espetáculo.
Samba! Agoniza Mas Não Morre — Nelson Sargento 100 Anos
Dando início às celebrações pelo centenário do artista (1924-1921), o espetáculo, idealizado por Ronaldo Mattos e Lívea Mattos, seu filho e nora, conta a trajetória musical de Nelson por meio de seus clássicos e sambas de amigos e parceiros como Cartola, Nei Lopes e Zé Luiz do Império. Os cantores Lazir Sinval, Mingo Silva e Ronaldo Mattos interpretam as canções, com as participações especiais de Zé Luiz do Império, na sexta (28), e de Aurea Martins, no sábado (29). O show tem direção de Luís Filipe de Lima.
Centro da Música Carioca Artur da Távola. Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca. Sex. (28), 19h. Sáb. (29), 17h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui