Continua após publicidade

O que vai aparecer (ou não) no novo documentário sobre Xuxa

Em coletiva para o lançamento de série documental, apresentadora falou sobre o que foi mais difícil revisitar e pediu desculpas por seu início na TV

Por Luiza Maia
11 jul 2023, 15h38
Foto mostra Xuxa posando com cachorrinha na frente de looks icônicos usados por ela
Xuxa no multiverso de looks: figurinos icônicos foram expostos no evento de lançamento da série documental (Reginaldo Teixeira/Divulgação)
Continua após publicidade

São sessenta anos de vida e quarenta de carreira, marcados por parcerias, amores, traumas, memes, polêmicas e um estrondoso sucesso que lançou a “Rainha dos Baixinhos” ao estrelato nacional e internacional. Recortes dessa jornada são revividos por Xuxa em uma nova série documental, dirigida pelo jornalista Pedro Bial, que estreia nesta quinta (13) no Globoplay. Xuxa, o Documentário promete não só mostrar o lado mais positivo da história da apresentadora, mas também os erros cometidos e abusos sofridos ao longo desse período. “O documentário não é para passar a mão na minha cabeça”, ressaltou Xuxa em coletiva de imprensa na noite desta segunda (10).

+ Babado e confusão! O que esperar do documentário sobre o Balão Mágico

Na pré-estreia da série, que ocorreu no Kinoplex Riosul, em Botafogo, Xuxa contou aos jornalistas o que mais gostou de vivenciar ao longo da produção do documentário, como o retorno à sua cidade natal, Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, e ter enxergado a si mesma a partir da visão de outras pessoas. Mas também desabafou sobre a dificuldade de revisitar certas situações incômodas. “Não é muito agradável mexer em certas caixinhas, já fechadas há um tempo, embora eu acredite que tenha sido necessário, senão seria um documentário em que as pessoas só veriam e ouviriam coisas que já sabem”, contou Xuxa.

Foto mostra família da Xuxa
Lançamento do documentário: Xuxa foi acompanhada de sua fiel escudeira canina, Doralice, seu marido Junno Andrade, da filha Sasha e do genro João Figueiredo (Reginaldo Teixeira/Divulgação)

Entre essas “caixinhas”, a apresentadora citou os abusos que sofreu, além do difícil reencontro com sua ex-empresária Marlene Mattos – uma conversa que foi filmada para o documentário e já ganhou repercussão nas redes sociais. “Você era uma marionete na minha mão e eu usava você pra fazer outras pessoas de marionete”, foi só uma das frases polêmicas ditas pela ex-diretora na gravação. Xuxa relatou ter ficado chocada ao ouvir Marlene dizer que “faria tudo de novo”.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Para a apresentadora, foi difícil também rever seu comportamento no início de carreira, época que rendeu vários memes sobre o seu jeito indelicado de falar com os pequenos na televisão. “Peço desculpas a todas as crianças que cresceram comigo”, disse Xuxa, reforçando que o pedido é feito de coração. “Eu não estava preparada. Eu juro. Imagina fazer cinco programas por dia. Eu falava cada coisa! Eu não era do mal. Acabei de ver um agora e eu falando pra uma criança: ‘você não entrou no cano? Vai, gorda!’. Olha que ridícula. Por que não me paravam?! ‘Oh, você é uma mulher, ela é uma criança!'”, exemplificou a loira.

Outra grande polêmica abordada pelo documentário é o filme Amor Estranho Amor, protagonizado por ela em 1982, que contém uma cena de nudez com um menor de idade. Na série, Xuxa reencontra com o ator Marcelo Ribeiro, que contracenou com ela ainda menino. “Até hoje as pessoas querem falar desse filme, mas fiz com 17 anos. ‘A Xuxa é pedófila porque ela fez o filme’. As pessoas não querem saber que é uma ficção, não olham a história sobre exploração infantil”, explicou Xuxa. A apresentadora criticou as “fake news” e os ataques feitos em torno do longa, enquanto declarações na vida real, como uma recente do ex-presidente Jair Bolsonaro, são normalizadas. “Nosso ex-presidente disse que ‘pintou um clima’ [entre ele e uma criança], mas ninguém fala sobre isso. Já eu… Não pintou um clima, pintou um crime! O que me machuca é a ignorância das pessoas”, desabafou.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Mas nem tudo o que a Rainha dos Baixinhos pensou e viveu foi pincelado na produção, que Xuxa promete um dia mostrar aos seus netos. A loira ressaltou que não sobrou espaço para algumas coisas nos cinco episódios da série, enquanto outras poderiam ser mal entendidas pelo público. “Tem coisas do documentário que a gente não colocou, teve uma que eu pedi para tirar e outra que eles não colocaram, que não acharam relevante, que poderia chamar mais atenção do que qualquer outra coisa”, contou Xuxa. Há também tópicos que a apresentadora acredita que ainda podem ser mais explorados, como a história das Paquitas e seus relatos sobre essa época. Afinal, será que um novo documentário sobre o famoso time de assistentes da loira poderia vir por aí?

A série sobre Xuxa que chega agora ao streaming traz relatos da própria e de testemunhas do seu crescente sucesso ao longo dos anos, como Sérgio Mallandro, Renato Aragão, Boni, as ex-paquitas Andréa Veiga, Letícia Spiller e Tatiana Maranhão, Luiza Brunet, Michael Sullivan, Paulo Massadas, Luciano Szafir, Sasha Meneghel, Junno Andrade e outros nomes. Os fãs e admiradores da apresentadora podem esperar para ver curiosidades dos bastidores de gravações, desde a montagem de cenários aos looks icônicos usados pela it-girl; o aparecimento de personalidades como Pelé, Michael Jackson e John F. Kennedy Jr; e muitos trechos de filmagens antigas repletos de nostalgia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.