Nova mostra do CCBB revela imagens de grandes nomes da fotografia italiana
Eles atuaram entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, contribuindo para a formação de uma identidade visual do país
A partir deste sábado (8), o público carioca poderá conhecer uma faceta menos divulgada da presença italiana em nosso país. O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) inaugura a exposição Fotógrafos Italianos — No Florescer da Fotografia Brasileira, com imagens feitas entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX.
+ Nando Reis, Pitty, Racionais e os melhores shows do fim de semana no Rio
São oitenta imagens feitas por grandes fotógrafos italianos que tiveram intensa atuação no Brasil no período. Foram selecionados nove personagens para a mostra, pela relevância do material que produziram: Luiz Terragno, Camillo Vedani, João Firpo, Ermanno Stradelli, Nicola Parente, Guido Boggiani, Vincenzo Pastore, Virgilio Calegari e Luís Musso.
Com seu trabalho, eles contribuíram para a formação de uma identidade visual e de uma estética do país. Do interior de São Paulo à Amazônia, do Rio de Janeiro a Porto Alegre, do Mato Grosso do Sul à Paraíba, eles atuaram em diferentes lugares do Brasil, contribuindo para documentar sua história, sua gente e suas paisagens.
+ Gilberto Gil canta em festival a preços populares no Theatro Municipal
Com curadoria de Joaquim Marçal de Andrade e Livia Raponi, a mostra é uma homenagem do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro ao bicentenário da Independência do Brasil.
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Primeiro de Março, 66, 4º andar, Centro. Seg., das 9h às 21h. Qua. a sáb., 9h/21h. Dom., 9h/20h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui