Clique e assine por apenas 7,90/mês

Nasa Science Days aterriza no Rio com programação especial

Evento contará com palestras de profissionais da NASA, exposições, réplicas de sondas, realidade virtual e muito mais

Por Redação VEJA RIO - Atualizado em 1 mar 2018, 17h12 - Publicado em 1 mar 2018, 17h10

A NASA vai invadir o Rio de Janeiro nos dias 10 e 11 de março com uma programação para lá de especial. No shopping Rio Design Barra, o evento Nasa Science Days contará com exposições sobre a indústria aeroespacial, oficinas interativas, palestras com profissionais da NASA, além da grande atração: o Asteroid Mission, que inclui sondas e a réplica da superfície de um asteroide baseado na missão OSIRIS-REX.

A programação também terá um caráter social, já que contará com oito expositores locais oriundos de iniciativas das ONG – Instituto Rogerio Steinberg e Junior Achievement – que estarão apresentando os seus trabalhos nas áreas de robótica e ciências.

O objetivo do evento é fazer com que crianças e jovens, entre 9 e 17 anos, tenham o primeiro contato com os fundamentos do programa espacial STEM (Science, Technology, Engineering and Math). Haverá também atividades de animação e brincadeiras para crianças com menos de 8 anos, além de bate-papos para pais e educadores.

NASA/Aubrey Gemignani/Divulgação

O projeto é inspirado no Dia do Espaço, que acontece anualmente na Flórida e tem como objetivo educar e sensibilizar jovens sobre a importância da ciência e tecnologia.

Publicidade

Entre as oficinas oferecidas, a “The Asteroid Mission Roving Robotics” falará sobre um programa inspirado na missão NASA OSIRIS-Rex, cujo objetivo é estudar o asteroide e coletar parte de sua superfície.

NASA/Joel Kowsky/Divulgação

Outra atividade que promete surpreender é a experiência de realidade virtual com um conteúdo inovador de aproximadamente três minutos, que vai levar os espectadores para uma viagem pelos avanços da medicina proporcionados pelo uso de células-tronco. Nesse vídeo, o público poderá interagir escolhendo qual aplicação de célula-tronco querem conhecer. Todas as atividades são gratuitas e as inscrições devem ser feitas através do site, onde há mais informações sobre as atrações. Confira abaixo a programação completa:

Dia 10 de março

Palestras

Publicidade

– Esforços e Avanços Internacionais para Desenvolver a próxima geração de educadores, inovadores e empreendedores na área de STEM – J. Michaelis. 120 vagas, com inscrição (para educadores) – Em português.

– Gabe Gabrielle – Engenheiro da NASA – “To Infinity and Beyond”. 120 vagas, com inscrição –  Em inglês (com tradução simultânea)

– The Asteroid Mission – Missão OSIRIS-Rex – Vinicius Fantuchi. 60 vagas, com inscrição – Em Português.

– OR1ON Center for Space Education – Futuro Programa Espacial – Alex Greutman. 60 vagas, com inscrição – Em inglês (com tradução simultânea).

Publicidade

– João Paulo Guerra Barrera – Uma Criança Morando no Espaço – Em Português.   60 vagas, com inscrição – Em Português

Oficinas

 – Stem Education – Angel Ramos (Texas Science Content Leader)

– The Asteroid Mission Roving Robotics

Publicidade

Dia 11 de março

Palestras

– Esforços e Avanços Internacionais para Desenvolver a próxima geração de educadores, inovadores e empreendedores na área de STEM – J. Michaelis. 120 vagas, com inscrição (para educadores) – Em português.

– Gabe Gabrielle – Engenheiro da NASA – “To Infinity and Beyond”. 120 vagas, com inscrição –  Em inglês (com tradução simultânea)

Publicidade

– The Asteroid Mission – Missão OSIRIS-Rex – Vinicius Fantuchi. 60 vagas, com inscrição – Em Português.

– OR1ON Center for Space Education – Futuro Programa Espacial – Alex Greutman – 60 vagas, com inscrição – Em inglês (com tradução simultânea).

– João Paulo Guerra Barrera – Uma Criança Morando no Espaço – Em Português   60 vagas, com inscrição – Em Português

Oficinas

Publicidade

 – Stem Education – Angel Ramos (Texas Science Content Leader)

– The Asteroid Mission Roving Robotics

Publicidade

 

Nasa Science Days – Rio Design Barra – Av. das Américas, 7777 – Barra da Tijuca. 10 e 11 de março, das 10h30 às 18h. Entrada gratuita

Publicidade