É de graça: Museu do Pontal promove mostra de cinema ao ar livre
No sábado (19) e no domingo (20), área na parte de trás do museu terá projeção de filmes nacionais, como os longas Eduardo e Mônica e Azougue Nazaré
Neste fim de semana, o estacionamento do Museu do Pontal, na Barra, será transformado em um cinema a céu aberto. O público poderá se sentar em cadeiras de praia para assistir à mostra Cinema de Fachada no Pontal, que traz a exibição gratuita de dois longas e dois curtas nacionais. Durante os dois dias, as seis exposições em cartaz no museu estarão abertas à visitação até as 22h30.
+ Rio sedia competição internacional de breaking, novidade na Olimpíada de 2024
Idealizado e desenvolvido pelas atrizes Bianca Comparato e Alice Braga durante a quarentena, em 2020, o projeto já exibiu filmes em prédios de várias cidades pelo país. Além da projeção dos quatro filmes, o evento conta com apresentações musicais e uma área com barraquinhas de pipoca, cachorro-quente e bebidas. O ingresso pode ser adquirido pela plataforma Sympla de forma gratuita, ou por contribuição voluntária.
No sábado (19), o evento começa às 19h com música comandada pela VJ Luv e pelo DJ Alexiz BcX. Às 19h45 será exibido o primeiro curta, “Tuã Ingugu” (“Olhos D’Água”), de Daniela Thomas, falado no idioma de uma etnia indígena, o karib, e legendado em português. Em seguida, será projetado o filme Eduardo & Mônica (2022), de René Sampaio, obra inspirada na música da banda Legião Urbana e protagonizada pelos atores Alice Braga e Gabriel Leone. A noite termina com mais uma apresentação musical às 22h.
A VJ Luv e DJ Alexiz BcX também iniciam o programa no domingo (19), às 19h. O curta Ilha do Ferro (2021), de Tiago Melo, uma fábula sobre o poder encantado das carrancas do rio São Francisco, será exibido às 19h45. O filme conta com elenco de não-atores formado por escultores da Ilha do Ferro, um povoado de Alagoas a 230 quilômetros de distância de Maceió.
Na sequência, será exibido o premiado longa Azougue Nazaré (2018), também de Tiago Melo, ambientado no universo canavieiro da mata norte pernambucana, terra da tradicional manifestação carnavalesca Maracatu Rural, criada a partir da mistura de danças e religiões de matriz africana trazidas por povos escravizados ao Brasil. O último dia de evento se encerra novamente com uma apresentação de VJ Luv e DJ Alexiz BcX.
+ Veleiros de sete países atracam no Pier Mauá até domingo (20)
A classificação etária da programação é de 14 anos.
Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Sáb. (19) e dom. (20), 19h/23h (exposições até 22h30). Grátis (ou contribuição voluntária). Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/71492/d/126249/s/778016.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui