MAR e Pinacoteca de São Paulo fazem parceria para compartilhar exposições
O acordo prevê atividades educativas e culturais, além da elaboração de projetos conjuntos, começando com a mostra Yorùbáiano, inaugurada em São Paulo
Duas importantes instituições artísticas de Rio e São Paulo uniram forças e encurtaram a distância entre suas programações. O termo de parceria assinado entre o Museu de Arte do Rio e a Pinacoteca de São Paulo prevê o compartilhamento de exposições, atividades educativas e projetos de cooperação ligados às atividades culturais.
+Disco de Cazuza é relançado no streaming com sete faixas inéditas
A união de forças começa com as exposições itinerantes Yorubaìano, do artista baiano Ayrson Heráclito, concebida pelo MAR, e a Enciclopédia Negra, da Pinacoteca. A primeira foi inaugurada em São Paulo no sábado (2/4), reunindo 63 obras entre instalações, fotografias, vídeos, performances e registros, abordando as dores da escravidão e a história colonial.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“A parceria do Museu de Arte do Rio com a Pinacoteca de São Paulo é um marco importantíssimo na relação e no desenvolvimento de exposições que são representativas tanto da realidade do Rio quanto de São Paulo. A iniciativa engrandece o trabalho do MAR e é oportunidade ímpar para a Pinacoteca, que levará ao público uma curadoria bastante rigorosa, eclética e com profundidade. Ao mesmo tempo, o MAR poderá beber dessa fonte que é a Pinacoteca, como um local proativo, cuidadoso e com muita capacidade criativa“, afirma Raphael Callou, diretor da Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI), instituição gestora do MAR.