Continua após publicidade

MAR apresenta fotos inéditas de Clara Nunes em nova exposição gratuita

No ano em que se celebra oito décadas de nascimento da cantora, o museu recebe cerca de 50 obras que ajudam a contar a trajetória da artista

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
8 dez 2022, 15h49

Uma das grandes vozes da música brasileira, Clara Nunes é celebrada na exposição gratuita que abre neste sábado (10) no Museu de Arte do Rio (MAR), batizada com o nome da cantora. São cerca de 50 obras, com destaque para as fotografias inéditas da cantora feitas pelo fotógrafo Wilton Montenegro e duas peças inéditas de artistas contemporâneos. A exibição fica em cartaz no foyer da Escola do Olhar.

+ Ivan Lins participa do concerto natalino na fachada do Theatro Municipal

A mostra, que acontece no ano em que se celebram os 80 anos de nascimento da artista, aborda sua relação com a cultura afro-brasileira e com a cidade do Rio, evidenciando sua ligação com o Jongo da Serrinha, a Portela e as religiões de matriz africana, além de sua viagem a Angola, em 1980. Autor de capas importantes do samba, Montenegrou registrou a cantora andando com crianças no Morro da Saúde.

Compartilhe essa matéria via:

As obras inéditas são assinadas por Pandro Nobã e Panmela Castro. Nobã criou uma instalação a partir de objetos e figuras relacionados à ancestralidade negra e à figura do preto velho, dialogando também com o imaginário do Jongo da Serrinha e das religiões de matriz africana. O trabalho de Panmela, por sua vez, é um espelho onde o visitante poderá se ver no rosto de Clara Nunes.

+ Ingressos para os desfiles na Sapucaí serão vendidos pela internet

A cantora nasceu em 12 de agosto de 1942 em Paraopeba, Minas Gerais, onde viveu até a adolescência, quando se mudou para Belo Horizonte. Mas foi no Rio que alcançou o sucesso em sua carreira, tendo morado na cidade até sua morte, em 1983, devido a uma reação à anestesia durante uma cirurgia de varizes.

Continua após a publicidade

Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, 5º andar, Centro. Qui. a dom., 11h às 17h. Abertura: Sáb., 11h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.