Manifesto Dogma 95 ganha mostra no CCBB
Filmes do movimento dinamarquês da década de 1990, que defendia cinema menos industrial, serão exibidos a partir desta quinta (7)

Há 20 anos um movimento de cineastas dinamarqueses apresentava o Manifesto Dogma 95, na capital Copenhage. Em defesa de um cinema mais despojado e menos industrial, diretores como Lars Von Trier, Susanne Bier e Thomas Vinterberg mudaram o panorama do cinema contemporâneo. Considerado um dos movimentos mais controversos da 7ª arte, o Dogma 95 ganha mostra no Centro Cultural Banco do Brasil a partir desta quinta (7). Ao todo serão exibidos 16 longas (metade em película), entre o clássico “Mifune”, o subvalorizado “Fuckland” e alguns menos famosos, como “JulienDonkey-Boy”. Além do debate sobre o manifesto, um catálogo com informações, fotos, textos críticos inéditos e traduções de textos célebres serão disponibilizados para o público. O acervo traz as obras mais significativas de dez diretores de diferentes países, que seguiram a cartilha do movimento.
O Centro Cultural do Rio de Janeiro fica na Rua Primeiro de Março, 66, Centro. O funcionamento do CCBB é de quarta a segunda, das 9h às 21h, e o ingresso sai a R$ 4,00.
Confira abaixo a programação completa (Cinema 1):
Quinta, 7/5
16h – Kiara’s Reason – A Love Story (2001), de Ole Christian
18h – Mifune (1999), de SørenKragh-Jacobsen
20h – A Caça (2012), de Thomas Vinterberg
Sexta, 8/5
15h – O Rei está Vivo (2000), de Kristian Levring
17h30 – Julien Donkey Boy (1999), de Harmony Korine
19h30 – Dançando no Escuro (2000), de Lars Von Trier
Sábado, 9/5
15h30 – Mifune (1999), de SørenKragh-Jacobsen
17h30 – Brothers (2004), de Susanne Bier
20h – Corações Livres
Domingo, 10/5
15h – O Rei está Vivo (2000), de Kristian Levring
17h30 – Kiara’s Reason – A Love Story (2001), de Ole Christian
19h30 – Dançando no Escuro (2000), de Lars Von Trier
Segunda, 11/5
15h – Corações Livres (2002), de Susanne Bier
17h30 – A Caça (2012), de Thomas Vinterberg
20h – Brothers (2004), de Susanne Bier
Carlos Reichenbach tem obra revisitada em mostra
Quarta, 13/5
16h – Italiano para Principiantes (2000), de LoneScherfig
18h – Lovers (1999), de Jean-Marc Barr
20h – Festa de Família (1998), de Thomas Vinterberg
Quinta, 14/5
15h30 – Julien Donkey Boy (1999), de Harmony Korine
17h30 – Os Idiotas (1998), de Lars Von Trier
20h – Debate
Sexta, 15/5
15h30 – Dogma do Amor (2003), de Thomas Vinterberg
17h30 – Hotel (2001), de Mike Figgis
20h – Lovers (1999), de Jean-Marc Barr
Sábado, 16/5
15h – Italiano para Principiantes (2000), de LoneScherfig
17h – Fuckland (2000), de José LuisMárques
19h – Ondas do Destino (1996), de Lars Von Trier
Domingo, 17/5
15h30 – Dogma do Amor (2003), de Thomas Vinterberg
17h30 – Festa de Família (1998), de de Thomas Vinterberg
20h – Os Idiotas (1998), de Lars Von Trier
Obra mais recente de Eduardo Coutinho é tema de cine-aula
Segunda, 18/5
15h – Fuckland (2000), de José LuisMárques
17h – Hotel (2001), de Mike Figgis
19h – Ondas do Destino (1996), de Lars Von Trier