Lynn Painter, KL Walther e outros autores pop para ver na Bienal do Livro
Evento traz ainda os best-sellers Cassandra Clare, Neal Shusterman, Julia Quinn, Holly Black, Blake Crouch, Jenna Evans Welch e Abdi Nazemian
A Bienal do Livro Rio chega aos quarenta anos renovada, enfrentando o desafio de atrair a atenção do público em um mundo hiperconectado. Entre as apostas do evento, que acontece entre os dias 1° e 10 de setembro, no Riocentro, estão os autores de best-sellers internacionais, atrações do espaço Palavra-Chave, nos encontros que prometem ficar entre os mais concorridos da festa literária.
A maioria desses convidados se dedica à chamada literatura young adult (jovem adulto), que aborda temas dedicados a adolescentes, como dúvidas quanto ao futuro, descoberta da sexualidade e problemas com a família, entre amigos e nos relacionamentos. Muitos desses autores dialogam com as redes sociais, o que faz com que tenham ainda mais apelo entre gerações mais jovens.
+ Reestreia de Perissé, nova temporada de Tráfico e mais destaques teatrais
É o caso da iraniana radicada nos Estados Unidos Cassandra Clare, responsável pela série de livros Os Instrumentos Mortais (ed. Galera). Neste sábado (2), ela participa de uma entrevista conduzida pelo influenciador Alec Costa.
Às 15h, é a vez do Neal Shusterman, é autor do best-seller O Ceifador (ed. Seguinte), que vem pela primeira vez ao Brasil. Ele participa do bate-papo Contadores de Histórias, ao lado de Lázaro Ramos, Pétala Souza e Isa Souza.
Às 19h, a americana Julia Quinn recebe seus leitores num baile de máscaras para um encontro mediado por Paola Aleksandra. Autora da aclamada série de romances Os Bridgertons (ed. Arqueiro), fenômeno também em sua adaptação pela Netflix, vem à cidade para lançar um novo título: Rainha Charlotte, com a personagem criada nos roteiros de Shonda Rhymes para a série.
No domingo (3), às 11h, a americana Holly Black, que já publicou mais de 30 livros de fantasia, dentre eles o best-seller Príncipe Cruel (ed. Galera), participa de um painel mediado por Edu Luckyficious para compartilhar seu processo como escritora e suas inspirações.
+ Como vai funcionar a sala de leitura instalada no Engenhão
Às 13h, Julian Quinn volta a ser atração: ela será entrevistada por Frini Georgakopoulos, para falar sobre sua trajetória como escritora e o sucesso da adaptação de seus livros.
ÀS 19h, Cassandra Clare e Holly Black assistirão a um desfile de fantasias de seus personagens feito pelos fãs. Os visitantes interessados em desfilar deverão chegar com suas fantasias, às 16h, pontualmente, no Auditório do Expositor, para participar de uma pré-seleção, na qual 12 serão escolhidos para desfilar para as autoras.
+ Lançamento da Pequena Lô e mais novidades para conferir na Bienal do Livro
Os selecionados também deverão fazer perguntas às autoras no papel dos personagens dos quais estarão fantasiados. O vencedor, além de ganhar um kit especial, será convidado a fazer uma visita à Editora Record junto às autoras no dia seguinte, segunda (4).
No dia 9 de setembro, sábado, às 13h, no Palavra-Chave, o americano Blake Crouch, autor de ficção científica, participa de conversa com a atriz Alice Braga sobre suas obras, seu novo lançamento e a adaptação de seu best-seller Matéria Escura (ed. Intrínseca).
+ O jeito é rir: Max Peterson e mais shows de humor para conferir no Rio
Já Jenna Evans Welch participa, às 15h, do Entra na Roda, no Palavra-Chave, respondendo às perguntas de quatro entrevistadores: Bia Crespo, Clara Savelli e Renato Ritto. Ela ficou conhecida pelo best-seller Amor & Gelato (2016), publicado em cerca de 20 países e adaptado em 2022 pela Netflix, e vem ao evento promover o recente Feitiço Para Coisas Perdidas (ed. Intrínseca).
No último dia de Bienal, 9 de setembro, domingo, dois fenômenos do TikTok, K.L. Walther (autora do best-seller Uma Tempestade de Verão, ed. Rocco) e Lynn Painter (de Melhor Do Que Nos Filmes, ed. Intrínseca), mais a best-seller brasileira Paula Pimenta falam sobre suas referências na mesa O Romance é Pop, com mediação de Rafa Fustagno, no Palavra-Chave, às 13h.
+ Espetáculos estrelados por Vera Holtz e Lucélia Santos estreiam no Rio
Por fim, às 17h, o escritor, roteirista e produtor iraniano-americano Abdi Nazemian, autor de Tipo Uma História de Amor (ed. HarperCollins Brasil) participa do Entra na Roda, no Palavra-Chave, com uma sabatina de quatro entrevistadores: Felipe Cabral, Vitor Martins e Patrick Torres.
Riocentro. Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra. Seg. a sex., 9/21h. Sáb. e dom., 9h/22h. R$ 19,50 a R$ 39,00. Ingressos pelo Eventim. De 1º a 10 de setembro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui