Continua após publicidade

Livro revisita o Rio do início do século XX

O Rio dos primeiros anos da República ressurge em obra inspirada na ótica crítica do cronista e teatrólogo Artur Azevedo

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h50 - Publicado em 19 dez 2014, 18h07

 

O ano era 1908, e o jornalista Artur Azevedo escrevia em O País: “Visitei o Theatro Municipal e venho dizer aos leitores, francamente, desassombradamente, que o Rio de Janeiro possuirá um dos primeiros teatros do mundo. Nada lhe falta, absolutamente nada, em luxo, conforto, elegância e comodidade”. Mas não era somente elogios: “Lamento que a municipalidade não tenha feito o menor esforço para organizar uma companhia dramática própria”. O prédio ficaria pronto um ano depois, inaugurado solenemente em 14 de julho de 1909, com Azevedo já falecido. Apesar de ter sido grande entusiasta do teatro, ele não veria a festa de abertura, assim descrita pelo Jornal do Commercio: “Carros em fila interminável despejavam, desde as oito da noite, homens encasacados e enluvados e senhoras que escondiam, sob vistosas capas e amplas mantas, a riqueza de suas joias, nuvens de renda e ondas de perfume”. Histórias deliciosas como essas estão no recém-lançado O Rio de Janeiro de Artur Azevedo (editora Mauad e Faperj), escrito pela antropóloga Tatiana Siciliano, e cuja estrela maior é, para além de Azevedo, o Rio da virada dos séculos XIX e XX.

info
info ()

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.