Continua após publicidade

Epopeia no palco

Com cinco horas, o novo espetáculo da Sutil Companhia de Teatro esbarra na própria ousadia

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 15h29 - Publicado em 1 ago 2012, 15h51

AVALIAÇÃO ✪✪

Um homem a quem chamam de Estevão ? seu nome real não é pronunciado em instante algum ? recebe um diagnóstico macabro: está na fase terminal de uma doença nova, que não é sequer nomeada e não tem causa conhecida. A saga do personagem em busca da cura é o mote de O Livro de Itens do Paciente Estevão, peça da Sutil Companhia de Teatro, em cartaz no Espaço Sesc. Dirigido por Felipe Hirsch e criado coletivamente pela trupe, a partir do romance O Paciente Steve, de Sam Lipsyte, o ambicioso texto é desenvolvido no palco ao longo de cinco horas, com um intervalo.

Mais contido, o primeiro ato mostra Estevão (Leonardo Medeiros, o único no afiado elenco de oito integrantes a viver um só personagem) às voltas com o que ele supõe ser um centro de recuperação, liderado pelo insano Henrique (Guilherme Weber, excelente). A longa duração se faz sentir na segunda parte, quando a narrativa é esticada por cacoetes de teatro contemporâneo ? atores iluminando a cena ou antecipando falas de personagens, por exemplo. A essa altura, o texto, até então centrado na condição inevitável da morte, perde um tanto do foco. Na cenografia, do diretor e de Daniela Thomas, objetos de cenas distintas presentes no mesmo espaço também refletem a arriscada ousadia da montagem: provocam impacto, mas não atenuam os momentos de confusão.

O Livro de Itens do Paciente Estevão (280min, com intervalo). 18 anos. Estreou em 12/7/2012. Espaço Sesc ? Teatro de Arena (242 lugares). Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, 2548-1088. Quinta a sábado, 19h; domingo, 17h. R$ 20,00. Bilheteria: a partir das 15h (qui. a dom.). Até domingo (5).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.