Clique e assine por apenas 4,90/mês

Lei da Pureza alemã inspira comemorações cervejeiras na cidade

Entre elas, o Dia da Cerveja Impura, no Casarão Ameno Resedá, lança versão da bebida sem água, malte de cevada e sem lúpulo

Por Carolina Barbosa - Atualizado em 2 jun 2017, 12h09 - Publicado em 19 abr 2016, 17h03

Às vésperas de completar 500 anos desde que foi promulgada, em 23 de abril, pelo duque Guilherme IV da Baviera, a Lei da Pureza Alemã ou Reinheitsgebot, que diz que uma cerveja verdadeira só pode conter água, malte e lúpulo, será relembrada em eventos pela cidade.

+ Dois eventos para fãs de cervejas especiais agitam a semana

+ O sucesso da Ampolis, cervejaria inspirada no Mussum

No Boteco Carioquinha, por exemplo, e no Beer Underground, a marca escolhida para celebrar a data foi a Paulaner. No endereço da Lapa, quem consumir, no sábado (23), cinco unidades de qualquer rótulo Paulaner (Weiss, Hell, Kristal, sem álcool e Dunkel) ganhará uma caneca de 1 litro da marca. Já no segundo ponto, com lojas na Avenida Rio Branco e na Lapa, a promoção já está em cartaz e vai até sábado (23). Para conseguir o brinde, cada cliente deve comprar sete unidades de rótulos Paulaner, vendidos a R$21,90 cada. 

Em contrapartida à rígida lei, a cervejaria 2Cabeças promove o evento Dia da Cerveja Impura, no Casarão Ameno Resedá, no Catete. Na ocasião será lançada uma receita, desenvolvida pela curitibana Morada, pela 2Cabeças e pela alemã Freigeist, sem água, lúpulo nem malte de cevada, com 6,2% de teor alcoólico e ingredientes como chimarrão, água de coco e sidra de maçã, no lugar de água; semente de coentro, artemísia e zimbro, para substituir o lúpulo, e maltes de arroz e aveia no lugar de cevada. Para encerrar, um pouco de mel para ajudar a fermentação com levedura French Saison e Brettanomyces. 

2cabeças - Bernardo e Maíra - Foto
2cabeças – Bernardo e Maíra – Foto

Além disso, mais de quinze rótulos criativos e inusitados de cervejarias como Penedon, Invicta, 3Cariocas, Morada, Freigeist, Treze, Three Monkeys, Hocus Pocus, além da 2Cabeças, estarão à disposição do público para degustação liberada. Na ala dos comes, estão confirmados nomes como Project Burger e Big Head Food.

2cabeças - foto2 - Foto
2cabeças – foto2 – Foto

Aos interessados, o evento está marcado para sábado (23), às14h, na Rua Pedro Américo, 277, Catete. Os ingressos custam R$130 e já podem ser comprados pelo site.

Abaixo, o vídeo de divulgação da comemoração:

Continua após a publicidade
Publicidade