Jardim Botânico promove oficina de cultivo de orquídeas no fim de semana
Realizada entre sexta (20) e domingo (22), a mostra destaca as Vandas, flores da família das orquídeas com as mais diversas cores
As Vandas, flores da família Orchidaceae, ganham destaque na nova edição da mostra Orquídeas na Primavera. Entre sexta (20) e domingo (22), a exposição acontece no Orquidário do Jardim Botânico do Rio, onde o público poderá se encantar com os aromas, formas e cores das mais diversas flores. A programação do evento, organizado pela OrquidaRio, conta ainda com oficinas, workshops e palestras, além dos estandes para venda de orquídeas e insumos (confira a programação completa abaixo).
+ Na ribalta: estreias de Claudia Abreu, Miá Mello e mais novidades teatrais
Pertencente a uma das maiores famílias botânicas, o grupo das Vandas é originário do sudeste da Ásia, com espécies nativas também na Nova Guiné e Austrália. O cruzamento entre diferentes gêneros potencializou ainda mais as características individuais desse grupo. A mistura do azul da espécie Vanda coerulea, do vermelho do gênero Renanthera, do laranja e rosa de outras espécies de Vanda, do padrão de colorido do Rhynchostylis, entre outros, gerou plantas com cores branca, lilás, azulada, arroxeada, branco-esverdeada, amarela, laranja, até chegar à vermelha com padrões lisos, tesselados (como tecidos) ou pintalgados.
São flores de fácil cultivo, desde que recebam alta luminosidade, rega abundante, ventilação e adubação regular. “Seus híbridos e algumas espécies não têm uma época certa de floração e chegam a florir quatro vezes por ano, dependendo das condições de cultivo, embora o padrão seja duas vezes por ano. Algumas delas, quando bem cultivadas, produzem mais de uma haste floral ao mesmo tempo”, explica a curadora da coleção de Orquídeas do Jardim Botânico, Delfina Araujo.
Veja a programação completa:
20/10, sexta-feira
14h – Oficina de cultivo de vandáceas, com Roland Brooks, no Ripado.
15h – Curso de Fotografia, com Gustavo Pedro.
21/10, sábado
10h – Oficina de cultivo de orquídeas, com Ricardo Figueiredo, no Ripado.
10h – Workshop de Ilustração Botânica, com Dulce Nascimento, em frente ao Meliponário.
14h – Palestra “Cultivo de Dendrobium e Phalaenopsis, com Ricardo Figueiredo, no Ripado.
10h-12h e 14h-16h – SOS Orquídeas, com Andrew Fogtman.
22/10, domingo
10h – Palestra “Pragas e doenças na primavera/verão”, com Andrew Fogtman, no Ripado.
10h – Oficina infantil de Pintura, com Luciano Ramalho, em frente ao Meliponário.
14h – Palestra “Vandaceas”, com Peter Tavares, no Ripado.
Rua Jardim Botânico, 1008, Jardim Botânico. 20 a 22/10, 8h/17h. Ingressos a partir de R$ 18,00 pelo site www.jbrj.eleventickets.com.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui