De Itamar Vieira Junior a Valter Hugo Mãe, os escritores de sucesso na Bienal
Conceição Evaristo, Ailton Krenak, Carla Madeira, Jefferson Tenório, Ana Maria Gonçalves, Thalita Rebouças e Mario Sergio Cortella são outros nomes
A edição de quarenta anos da Bienal do Livro, que começa nesta sexta (1) e vai até o dia 10 de setembro, chega renovada para atrair o público de hoje, dando espaço aos diversos desdobramentos da narrativa. Mas o livro ainda ocupa um lugar central, e a prova disso é que um dos chamarizes do evento literário é a presença de nomes de sucesso da literatura nacional e internacional.
A começar pela mesa 40 Anos de Bienal: Uma Celebração, sexta (1), às 19h no espaço Palavra-Chave, que reúne autores emblemáticos para a história do evento, bem diversos entre si: Ruy Castro, Ana Maria Machado, Thalita Rebouças e Mauricio de Sousa.
+ Netflix atraca navio no Rio para divulgar nova série. Saiba como visitá-lo
Às 18h, no Café Literário, Luiz Antonio Simas recebe Marcelo Moutinho, Alberto Mussa e Bruna Beber no Sextou Com Simas, uma conversa informal sobre a rua, a cidade e a cultura popular.
Às 19h, no Palavra-Chave, é a vez do bate-papo As Muitas Cores de Um Defeito de Cor, com os escritores Ana Maria Gonçalves e Paulo Lins, e os carnavalescos da Portela, Antonio Gonzaga e André Rodrigues.
No sábado (2), às 16h, o espaço Café Literário recebe a conversa Novos Centros, Muitas Vozes, com Itamar Vieira Junior, Micheliny Verunschk, Manya Millen e Adri Anunciação.
Às 18h, no mesmo local, Mario Sergio Cortella, Elisama Santos, Silmara Rascalha Casadei e Camila Perlingeiro partcipam do debate Possibilidades Humanas.
+ Cleonice Berardinelli, imortal da ABL, ganha memorial no Real Gabinete
No mesmo horário, a Estação Plural recebe, dentro do projeto Páginas na Tela, Um Conto e Ano Inesquecível, com as autoras Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Vieira e Babi Dwett, e Lázaro Ramos, ator, diretor e showrunner da Amazon Prime Video, responsável da adaptação dos contos para o audiovisual.
No domingo (3), às 12h, Eliana Alves Cruz e Estevão Ribeiro, autora e ilustrador do livro infantil O Desenho do Mundo (ed. Bom de Ler), encontram os leitores na Mesa do Autor. Às 13h, é a vez de Renato Noguera, no mesmo local. Às 17h, no Palavra-Chave, a mesa Falando de Amor reúne Noguera, Ana Suy, Paula Gicovate e Karina Vieira.
+ Cleonice Berardinelli, imortal da ABL, ganha memorial no Real Gabinete
Na terça (5), às 16h, Sônia Rosa participa da Mesa do Autor no espaço Infantil. Às 18h, no Café Literário, Conceição Evaristo é a atração do Em Primeira Pessoa, com mediação de Eliana Alves Cruz. Às 19h, no Palavra-Chave, o debate Para Sonhar Um Novo Mundo traz Sidarta Ribeito, Hanna Limulja e Claudia Lamego.
Na quarta (6), às 13h, Raphael Montes participa da Mesa do Autor com um mágico, para falar de seu primeiro livro infantojuvenil, A Mágica Mortal (Editora Seguinte), também no espaço Infantil. Na quinta (7), às 14h, Ailton Krenak é a atração do Em Primeira Pessoa, no Palavra-Chave, com mediação de Orlando Calheiros. Às 15h, no mesmo espaço, a mesa Escritas do Coração reúne Carla Madeira, o português Valter Hugo Mãe e Pedro Pacífico.
+ Lynn Painter, KL Walther e outros autores pop para ver na Bienal do Livro
Às 16h, o Café Literário recebe, no projeto Páginas no Palco, Jefferson Tenório: O Avesso da Pele Em Cena, com o autor, a diretora teatral Beatriz Barros, o ator Marcos Oli e o jornalista Edu Carvalho. No mesmo horário, no Estação Plural, Augusto Cury participa do projeto Páginas na Tela com mediação do jornalista Marcelo Lins.
Às 19h, no Café Literário, a mesa Uma Nova Independência traz os escritores Laurentino Gomes e Ynaê Lopes dos Santos, e o jornalista Tiago Rogero.
+ Reestreia de Perissé, nova temporada de Tráfico e mais destaques teatrais
Na sexta (8), às 11h, o debate Com Outros Olhos conta com Thalita Rebouças, Mayra Sigwalt, Jim Anotsu e Iris Figueiredo. Às 13h, no Palavra-Chave, Babi Dewet, Ray Tavares, Nathália Sodré e Sofia Soter falam sobre Fanfics: Da Inspiração à Publicação.
Às 18h, no Café Literário, Luiz Antonio Simas comanda a segunda edição do Sextou Com Simas, em que recebe o escritor Luiz Rufino, a chef Luiza Souza e o carnavalesco Leandro Vieira para uma conversa sobre a festa e a alegria.
+ Como vai funcionar a sala de leitura instalada no Engenhão
Às 19h, na Palavra-Chave, Andrea Pachá, Juliana Leite, Bianca Ramoneda e Kika Gama Lobo participam da Conversa Entre Gerações.
Sábado (9), às 19h, na Palavra-Chave, os escritores Pedro Rhuas, Clara Alves e Vinicius Grossos participam do painel Livros & Música & Festa com o cantor e influenciador Luca Guadagnini. No mesmo dia, às 12h, Pedro, Clara e Vinicius irão autografar livros na Praça de Autógrafos, às 12h30, com retirada de senhas uma hora antes.
No último dia de evento, o domingo (10), às 15h, Raphael Montes, Mabê Bonafé, Carol Moreira, Ivan Mizanzuk e Isabela Moore participam da mesa Do Romance Policial ao True Crime: Por Que Os Crimes Nos Fascinam? no Palavra-Chave.
Às 16h, no Café Literário, os imortais da Academia Brasileira de Letras Ana Maria Machado, Antonio Carlos Secchin, Antonio Cícero e Antonio Torres participam da Ciranda Literária.
Riocentro. Avenida Salvador Allende, 6.555, Barra. Seg. a sex., 9/21h. Sáb. e dom., 9h/22h. R$ 19,50 a R$ 39,00. Ingressos pelo Eventim. De 1º a 10 de setembro.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui