Hamilton de Holanda e Leila Pinheiro tocam de graça em festival em Niterói
O 3º Festival Internacional de Choro reúne atrações nacionais e internacionais nos dias 26 e 27 de abril

A terceira edição do Festival Internacional de Choro de Niterói destaca a música instrumental brasileira, nos dias 26 e 27 de abril. A parceria entre a prefeitura da cidade e a Fundação de Arte de Niterói (FAN) traz, pela primeira vez, atrações internacionais, como a cantora francesa Camille Bertault e a flautista japonesa Naomi Kumamoto.
Junto deles, nomes potentes do Brasil, como Hamilton de Holanda, Rosa Passos, Áurea Martins, Caetano Brasil, Silvério Pontes e Leila Pinheiro, marcarão presença.
O festival oferece, de 22 a 25 de abril, 13 oficinas de instrumentos, ministradas por músicos de renome, que vão acontecer em diversos locais da cidade. Toda a programação é gratuita.
+ Agenda de shows da semana vai de Raça Negra a Diogo Defante
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Nos dias 26 e 27, o público poderá visitar uma exposição sobre os ícones do choro nacional. A mostra vai trazer caricaturas feitas pelo artista Renato Aroeira, no espaço Reserva Cultural, além de uma área gastronômica com food trucks e cervejas artesanais.
No sábado, 26 de abril, a Orquestra Sanfônica convida Luísa Lacerda ao Mercado Municipal de Niterói, às 11h. Já às 17h, Leila Pinheiro se junta Silvério Pontes e Antônio Guerra na Reserva Cultural.
No dia seguinte, domingo (27), quem ocupa o espaço no mesmo horário é a cantora Rosa Passos. Em seguida, Hamilton de Holanda, Nilze Carvalho e Camille Bertault se apresentam na Sala Nelson Pereira dos Santos, às 19h30.
As oficinas dos dias 22 e 25 de abril, são voltadas a músicos com nível intermediário e trazem nomes como Alessandro Penezzi (violão 7 cordas), Toninho Ferragutti (acordeom), Márcio Marinho (cavaquinho) e Dirceu Leite (flauta).
As aulas são no Museu Janete Costa de Arte Popular, Solar do Jambeiro, Centro Cultural Paschoal Carlos Magno e Sala Carlos Couto (Theatro Municipal de Niterói), em diferentes horários. As oficinas encerram no dia 25 de abril, às 19h, em uma apresentação dos alunos e professores no Solar do Jambeiro.
As inscrições podem ser feitas pelo site oficial do festival, onde é possível conferir a programação completa.