Grátis! Casa de Rui Barbosa terá sessões de leitura de clássicos do Brasil

Na primeira edição, serão privilegiadas obras de autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Machado de Assis

Por Da Redação
5 fev 2025, 16h28
museu-casa-de-rui-barbosa.jpeg
Fundação Casa de Rui Barbosa: jardins terão sessões mensais de leitura (./Divulgação)
Continua após publicidade

A Fundação Casa de Rui Barbosa, em Botafogo, inicia nesta quinta (6) um clube de leitura focado em clássicos brasileiros. Os encontros vão acontecer mensalmente, no jardim da instituição, ao longo de todo o ano. A entrada gratuita, com inscrições prévias, e as sessões acontecem às 10h e às 11h.

Na primeira edição, serão privilegiadas obras de autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Vinicius de Moraes e Machado de Assis, grandes narradores da Cidade Maravilhosa.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Nos encontros serão lidos crônicas e poemas que celebram o Rio de Janeiro, obras que fazem parte do acervo do Arquivo-Museu de Literatura Brasileira (AMLB), que integra a Fundação e reúne um dos maiores acervos literários do Brasil, com arquivos de 152 importantes escritores, como José de Alencar, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Clarice Lispector, Rubem Braga e Carlos Drummond de Andrade. Além dos documentos, o museu preserva aproximadamente 2 000 peças relacionadas.

+ Gravando filme de Hollywood, Selton Mello posta vídeo cantando com os astros Jack Black e Paul Rudd

Continua após a publicidade

Além das leituras, o evento apresentará documentos do acervo pessoal dos escritores que são preservados pela instituição e que dialogam com as obras lidas.

O Educativo AMLB também desenvolve atividades lúdicas, como caça-palavras, jogos da memória, roteiros interativos e outras surpresas. O calendário de 2025 prevê uma atividade por mês, sendo as ações alternadas entre visitas guiadas, clube de leitura e cineclube literário.

+ Escolha e vote nos seus lugares e marcas mais amados do Rio!

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Para Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, essa ação reforça a missão da instituição. “Em 2025, o Rio de Janeiro é a Capital Mundial do Livro, título concedido pela Unesco. Esse é um desafio para todos nós, mostrar o potencial criativo, educativo e a nossa vasta produção literária”, define.

+ Conheça a técnica de decoração que favorece ventilação e entrada de luz

Continua após a publicidade

Jardim da Fundação Casa de Rui Barbosa. Rua São Clemente, 134, Botafogo. Qui. (6), 10h e 11h. Grátis, com inscrição prévia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.