Festival promove misturas no Oi Futuro Ipanema
Evento que começa na sexta (8) tem como objetivo apresentar novos rumos na música erudita, com experimentações diversas
Música clássica, novidades tecnológicas e tendências performáticas se encontram no Festival Rc4, cuja segunda edição começa na sexta (8), no Oi Futuro Ipanema. Com curadoria do músico e produtor musical Claudio Dauelsberg, o evento tem como objetivo apresentar novos rumos na música erudita, com experiências e interações entre alta performance, eletrônica, softwares e recursos visuais. A programação inclui alguns dos nomes mais celebrados deste novo segmento, a começar pelos suíços da Computer Orchestra, que criaram uma instalação de computadores comandada por um dispositivo que detecta movimentos cinéticos. A atração ficará no terceiro andar do centro cultural, do dia de abertura do evento até 31 de janeiro, das 13h às 21h.
Também participarão do festival o percussionista inglês Joby Burgess, o pianista clássico alemão Kai Schumacher, a compositora e performer americana Missy Mazzoli, acompanhada pela violinista austríaca Olivia De Prato, o grupo brasileiro PianOrquestra, em um encontro com processamentos eletrônicos elaboradas pelo músico chileno Bryan Holmes, e o percussionista brasileiro radicado nos Estados Unidos Sérgio Krakowski, com a experimentação de Paulo Dantas. A programação também inclui ainda o Painel Rc4 (conferências e debates sobre selo musical, conceito de produção, consumo de música clássica contemporânea e novos modelos de negócios) e a Festa TecnoClássica, que reunirá artistas em uma grande “jam session futurista”.
Confira a programação completa:
8 a 31/1, 13h às 21h – Instalação Computer Orchestra
Local: Galeria Oi Futuro – 3º andar
15/1, sexta, 21h – Kai Schumacher
O virtuoso pianista clássico Kai Schumacher mistura clássicos contemporâneos, techno, rock, sound bits e um toque de jazz com piano acústico, piano de brinquedo e eletrônica. Explora elementos do dadaísmo e da pista de dança, avant-garde e cultura pop. O repertório de Kai Schumacher tem especial ênfase na música contemporânea americana para o piano. Em cooperação com a Duisburg Philharmonic, desenvolve novas formas para a apresentação de concertos, misturando seu repertório de piano clássico e contemporâneo, com eletrônica e rock, e com instalações de luz e vídeo formando uma performance musical e visual que atrai o público mais jovem assim como críticos mais velhos. O seu CD “Transcriptions” homenageia os “heróis de sua infância”, como System of a Down, Portishead, Megadeth, Nirvana, entre outros. Schumacher processa remixes analógicos, onde o piano se transforma ora em instrumento de percussão preparado, ora em objeto de efeitos mecânicos.
16/1, sábado, 21h – PianOrquestra – part. Bryan Holmes
Aclamado pela crítica especializada como um dos grupos mais inovadores do atual cenário da música instrumental experimental brasileira, o PianOrquestra é um trabalho único no mundo, que consiste em 10 mãos e 1 piano preparado formando sua própria orquestra de sons. Com o uso de baquetas, palhetas de violão e fios de náilon, o grupo explora uma linguagem brasileira contemporânea criando infinitas possibilidades de timbres e sonoridades em uma sincronia única. Neste espetáculo o grupo integra recursos de processamento eletrônico aliado a elementos visuais e performáticos. O PianOrquestra tem direção musical do pianista e diretor musical Claudio Dauelsberg, que se apresenta ao lado das pianistas Marina Spoladore, Priscilla Azevedo e Anne Amberget, e da percussionista Mako Tanaka. O grupo explora elementos da música clássica, contemporânea, popular e elementos étnicos.
22/1, sexta, 21h – Joby Burgess
Percussionista britânico, Joby é conhecido na Europa e nos Estados Unidos por suas performances virtuosas e ágeis e um extenso trabalho na área da educação. Trabalha com Ensemble Bash, New Noise, Uncharted e principalmente com o coletivo audiovisual Powerplant – no qual os mundos do minimalismo e música eletrônica colidem. Participou de turnês com Peter Gabriel e da estreia do Concerto de Gabriel Prokofiev para DJ, orquestra e percussão, comissionado por Graham Fitkin e Will Gregory.
23/1, sábado, a a partir das 18h – Painel Rc4 (Palestrantes: Jennifer Dautermann, Merlijn Twaalfhoven, Stéphane Dorin e Robert Zimmermann. (Entrada gratuita, inscrições através do e-mail festivalrc4@gmail.com)
21h às 23h – Festa TecnoClássica (entrada Gratuita e sujeita a lotação de 150 pessoas)
DJ + Projeções + Joby Burgess (UK) + Brendan Walsh (NED) + Sérgio Krakowski (BRA)
29/1, sexta, 21h – Sérgio Krakowski – part. Paulo Dantas
Sérgio Krakowski atuou em vários contextos musicais no choro. Foi reverenciado pelo “The New York Times” como “uma das revelações do ritmo brasileiro”. Dividiu o palco com artistas como Maria Bethânia, Gonzalo Rubalcaba, Tigran Hamasyan, Lenine, Chico César, Maria João, Mário Laginha, Nelson Veras, Yamandú Costa e Hamilton de Holanda. Em maio de 2014, Sergio Krakowski criou um concerto solo com pandeiro e eletrônica, que foi apresentado no Guggenheim de Bilbao e na galeria de arte 59 em Paris.
30/1, sábado, 21h – Missy Mazzoli part. Olivia DePrato
Considerada uma das mais inventivas compositoras de Nova York, sua música tem sido tocada em todo o mundo por nomes como Kronos Quartet, o pianista Emanuel Ax, Orquestra Americana de Compositores, JACK Quartet, New York City Opera, Orquestra de Minnesota, Detroit Symphony, a violoncelista Maya Beiser, a violinista Jennifer Koh, a pianista Kathleen Supové, de Dublin Bater Ensemble, Orquestra Sinfônica de Sydney e muitos outros. Missy é atualmente composer-in-residence na Opera Philadelphia e em instituições como Gotham Chamber Opera e Music Theater-Group.