Festival gratuito na Praia da Macumba conecta surfe, skate e arte
Vans Duct Tape Invitational & Festival faz sua primeira edição brasileira com a participação de surfistas do mundo inteiro
Berço de surfistas pioneiros e atletas da nova geração, a Praia da Macumba, no Recreio, será palco de um evento que celebrará o estilo de vida do surfe clássico, unindo esporte, arte, música, skate, criatividade e sustentabilidade. O Vans Duct Tape Invitational & Festival, que chega a sua 11ª temporada, faz sua primeira edição na América do Sul em solo carioca entre sexta (12) e domingo (14).
+ Dia das Mães: você leva sua mãe ao cinema e o ingresso dela sai de graça
Apresentado pelo tricampeão mundial de longboard Joel Tudor, o evento contará com surfistas de diversos lugares do mundo, convidados pelo próprio Joel para participar de um campeonato que foge do convencional. Ao todo, 32 surfistas – 16 homens e 16 mulheres – vão encarar as famosas e desafiadoras ondas da praia para garantir o prêmio total de R$48.000, dividido entre $8.000, $6.000, $4.000 e $2.000 para os quatro primeiros colocados de ambas categorias.
Os longboaders vão participar desde baterias diretas a rounds de ondas compartilhadas. Em reconhecimento à comunidade do Recreio, um homem e uma mulher locais serão selecionados por meio de uma etapa eliminatória, a partir de lista sugerida pela Federação de Surfe do Rio (FESERJ) e Recreio Surfe Clube (RSC).
Quatro convidados também vão expressar sua criatividade com a produção de oito pranchas. São eles os brasileiros Pedro Barros (Time de Skate Vans Global) e Jasmim Avelino (Time de Surf da Vans Brasil), o sul-africano Mikey February e a californiana Karina Rozunko. Essas pranchas e mais oito Soft Tops exclusivas do Vans Duct Tape estarão disponíveis para a comunidade experimentar durante o evento e serão posteriormente doadas ao CADES, ONG do Recreio dos Bandeirantes que promove a educação por meio do surfe.
O festival ainda terá atrações como workshop de produção de pranchas de surf, feira de artesanato comunitária com artistas locais, o Duct Tape Skateboarding Jam, lançamento de dois filmes sobre o esporte, oficinas de arte e sustentabilidade e mais. Ao término do evento, o projeto Recicla Surf será responsável por mobilizar uma ação de limpeza da praia.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Confira a programação:
Quinta (11)
8h-12h: qualificatórias
Sexta (12)
7h30-16h: Duct Tape Invitational (tentativa de onda)
11h: Oficina de tie-dye
12h-17h: Feira local comunitária
13h: Oficina de pintura de mini board
14h-16h: Shaping de pranchas no local (carlos mudinho)
15h: Oficina de tie-dye
18h-21h: Skate jam no layback park
Sábado (13)
7h30-16h: Duct Tape Invitational (tentativa de onda)
10h-17h: Feira local comunitária
10h: Oficina de tie-dye
12h: Oficina de pintura de mini board
14h: Oficina de tie-dye
14h-16h: Shaping de pranchas no local (maria amorim)
16h: Oficina de pintura de mini board
16h-17h: Ativações de skate na praça do pontal
Domingo (14)
7h30-16h: Duct tape invitational (tentativa de onda)
10h-12h: Shaping de pranchas no local (neco carbone)
10h-15h: Feira local comunitária
10h: Oficina de tie-dye
12h: Oficina de pintura de mini board
14h: Oficina de tie-dye
15h: Limpeza de praia
16h: Cerimônia Duct Tape Invitational Awards
Mais informações em vans.com.br/ducttape.