Continua após publicidade

De festival de cinema a roda de samba, os programas grátis do fim de semana

Agenda conta ainda com concertos na Casa Museu Eva Klabin e no Museu da República, espetáculos de dança na Tijuca e em Copacabana, exposição e mais

Por Kamille Viola
Atualizado em 10 Maio 2024, 20h45 - Publicado em 10 Maio 2024, 18h14

Assexybilidade

Desdobramento do documentário homônimo, do diretor e roteirista Daniel Gonçalves, a mostra aborda o sexo e a sexualidade de pessoas com deficiência. São 35 imagens, que foram feitas pelas fotógrafas Letícia Laet e Gabvsky, elas próprias duas mulheres com deficiência. Além disso, a exibição inclui um vídeo que mistura trechos de entrevistas que não foram usadas no filme com imagens do making of dos ensaios fotográficos, projetado no penetrável Nas Quebradas, de Helio Oiticica.

Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica. Rua Luís de Camões, 68, Centro. Seg. a sáb., 10h/18h. Grátis. De 11 de maio a 8 de junho.

Balanço

O espetáculo busca fabular memórias por meio de ancestralidades negras. Em cena, os movimentos são embalados ritmos afrodiaspórcios, que vão desde gêneros cariocas, como o samba, passando por músicas cubanas e indo até o soul, dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Sesc Copacabana. R. Domingos Ferreira, 160. Sex. a dom., 20h. Grátis.

Cristina Braga

A apresentação, que é parte da série Concertos de Eva, celebra os 45 anos de trajetória artística da harpista. O repertório traz composições como Bachianas Brasileiras n.º 5, de Heitor Villa-Lobos; Santa Morena, de Jacob do Bandolim; Insensatez e Chovendo na Roseira, de Tom Jobim; e Sol com Chuva, de Cristina Braga e Ricardo Medeiros, entre outras composições que marcaram a história da música brasileira.

Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Sáb. (11), 17h. Grátis. Ingressos na bilheteria a partir das 16h.

Continua após a publicidade

Faz na Praça — 10 Anos

O evento conta com debate com escolas de samba da Tijuca com a equipe do podcast Batuques e Confetes, aula com o pesquisador Pedro Rajão sobre o projeto Negro Muro, além de apresentações de Caxambu do Salgueiro, Cordão da Tijuca, Samba de Ponta e Cordão da Tia Juca, DJ Alive Pop UP e feira Vinil na Praça.

Praça Saens Peña, Tijuca. Sáb. (11), 14h. Grátis.

Festival de Cinema de Xerém

Até sábado (11), a primeira edição do evento exibirá mais de 40 filmes, além de homenagear a atriz Regina Casé e o cineasta Hsu Chien. Entre os destaques, está uma mostra de títulos infantis. Os curtas em competição concorrem ao Troféu Zeca Pagodinho, idealizado pelo artista paraibano Bejamim Carlos dos Santos, e ao Prêmio Edina Fuji.

Centro de Convenções John Wesley. Avenida Venância, 17, Xerém, Duque de Caxias. Programação completa no site do evento. Até sábado (11). Grátis

Isaura

Idealizado e apresentado pela bailarina, professora e pesquisadora Aline Valentim, com direção de Cátia Costa, o espetáculo de dança conta a história da bailarina, professora e coreógrafa Isaura de Assis, uma das pioneiras da dança negra na capital fluminense. O trabalho tem busca reverenciar a história e o legado deixado pela bailarina, resgatando sua memória e reforçando a luta contra o apagamento de seu legado.

Continua após a publicidade

Sesc Tijuca. Rua Barão de Mesquita, 539. Sex. a dom., 19h Grátis.

Mulheres da Pequena África

Formado por Thais Villela (voz), Dora Rosa (voz ), Maya Alves (voz e pandeiro), Marcia Viegas (atabaques), Renata Tougeiro (surdo), Thay Mavigno (tantã), Waléria do Cavaco (cavaquinho e backing vocal), Marcia Guedes (violão) e Vivi Araújo (banjo), o grupo comanda uma roda de samba em que machismo não tem vez. O repertório inclui releituras feministas de músicas. Na ocasião, o grupo grava seu primeiro registro audiovisual, da música inédita Na Ribeira, de Thais Villela, Cris Delanno e Alex Moreira.

Pedra do Sal. Rua Argemiro Bulcão, Saúde. Sáb. (11), 19h. Grátis.

Continua após a publicidade

Música no Museu

Neste domingo (12), Dia das Mães, a pianista Ana Lúcia Albuquerque é a atração do projeto no Museu da República, com um repertório que inclui composições Ernesto Nazareth, Francisco Mignone, Mozart, Schubert, Gottschalk e Chopin.

Museu da República. Rua do Catete, 153. Dom. (12), 13h. Grátis.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.